Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Em torno de Fernando Pessoa

Sou fã de Fernando Pessoa, por isso, a escultura no Largo de São Carlos, em frente à casa do escritor e do Teatro de São Carlos, tocou-me. Senti e pensei sobre a peça que abaixo se pode ver sob três perspectivas.
Pessoalmente, não gosto da escultura e julgo que um escultor português, e não belga, poderia ter esculpido um melhor Fernando Pessoa.
Um livro ou vários livros abertos representando, possivelmente, os heterónimos não mostram a alma de Fernando Pessoa. Se é verdade que o homem é o resultado da sua obra, também o seu olhar e os seus óculos são a imagem de um escritor tão crítico e inovador como ele foi.
Porque é que o escultor não deixou o poeta, ensaísta, tradutor, ..., olhar nos olhos quem o admira quando por ele passa?
A peça escultórica de bronze representando um corpo estático com rosto de livros é esquecer a pessoa, o homem que ele foi atrás da sua escrita. Mas é só uma opinião...
x
"Hommage à Pessoa" em Bronze do Escultor Belga Jean Michel Folon





http://blog.reapte.pt/2008/08/escultura-em-bronze-do-escultor-jean.html

2 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Pessoalmente, a escultura não me "toca", mas porque seria melhor um escultor português? A nossa escultura é tão pobre. E Pessoa é universal!
Já viram a quantidade de estrangeiros que visitam Lisboa com o livro de Pessoa sobre a cidade na mão?

Rapariga de Lisboa disse...

Adorei! Adoro! Adorarei!