Prosimetron

Prosimetron

sábado, 17 de outubro de 2009

"Um Amor de Perdição" é o candidato português ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro


O novo Presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nos EUA, Tom Sherak, anunciou esta quinta-feira as 65 candidaturas dos vários países ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. Para além de considerações sobre a forma de candidatura (nomeações dos países, um candidato por país independentemente de mérito e produção relativas, candidaturas separadas da China e Hong-Kong), eis algumas notas.
Portugal apresenta "Um Amor de Perdição" / "Doomed Love", de Mário Barroso, que já foi referido aqui no Prosimetron em http://prosimetron.blogspot.com/2009/04/cinenovidades-39-um-amor-de-perdicao.html e http://prosimetron.blogspot.com/2009/04/ainda-um-amor-de-perdicao.html.
Internacionalmente, está a ser dado destaque às indicações da Alemanha ("The White Ribbon", de Michael Haneke, o vencedor do Festival de Cannes, referenciado em http://prosimetron.blogspot.com/2009/05/white-ribbon-de-michael-haneke-vence.html), da França (''Un Prophete'', de Jacques Audiard), e da Coreia do Sul ("Mother", de Joon-ho Bong).
Notas adicionais para os realizadores indigitados pela China (Chen Kaige, cujo "Adeus, Minha Concubina" venceu a Palma de Ouro de Cannes em 1993 e foi nomeado para dois Óscares), Espanha (Fernando Trueba, vencedor em 1993 com "Belle Époque") e Itália (Giuseppe Tornatore, vencedor em 1989 com "Nuovo Cinema Paradiso") .
Como curiosidade, países com quem os EUA possuem relações diplomáticas relativamente tensas apresentaram também as suas candidaturas: é o caso do Irão ou da Venezuela (mas não da Coreia do Norte; aliás, a lista da Academia indica tão somente "Coreia").
A lista integral pode ser vista no endereço da Academia, em http://www.oscars.org/press/pressreleases/2009/20091015.html
As nomeações serão anunciadas a 2 de Fevereiro de 2010.

4 comentários:

Anónimo disse...

Gostei!
M.

ana disse...

Gostei de saber.
Obrigada.

LUIS BARATA disse...

Mais uma razão para seguir atentamente os Óscares.

Miss Tolstoi disse...

"And the Oscar goes to"... MÁRIO BARROSO!