Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

12 de Novembro de 1929




Grace Patricia, filha do milionário self-made-man de Filadélfia, John Kelly, conhecido como o "Rei do Tijolo", deixa a sua vida de jovem burguesa e entra aos 18 anos na Academia de Artes Dramáticas de Nova Iorque, estreando-se na Broadway em 1949 numa peça de Strindberg, O Pai. Poucos anos depois, é o cinema que a torna famosa quando contracena com Gary Cooper em Highnoon. E com uns meros seis anos de carreira,mas com grandes sucessos de público e de crítica pela mão de Alfred Hitchcock, atinge a consagração ganhando um Óscar de Melhor Actriz pelo filme Country Girl, contracenando com Bing Crosby e William Holden.
É também nesse ano de Óscar, 1955, que durante uma visita ao Festival de Cannes aproveita para conhecer o Mónaco onde vive um príncipe solteiro de 31 anos...
Grace Kelly e Rainier III casam-se a 19 de Abril de 1956, passando a estrela a ser Son Altesse Sérénissime la princesse Grace de Monaco.
Apesar dos filhos e das obrigações derivadas do seu estatuto, não é segredo que Grace sonhou sempre com um regresso ao cinema, sonho contrariado pela oposição irredutível de Rainier.
Dedicou-se nos tempos livres à pintura ( assinando GPK ) e ao misticismo católico. Todos os sonhos terminaram, no entanto, numa quinta-feira de Setembro, dia 13, de 1982, quando às 10 horas da manhã perdeu o controlo da sua viatura que se despenhou de uma altura de 40 metros, ferindo gravemente a sua filha Stéphanie e colocando-a num coma de que não chegou a sair.
Grace Kelly faleceu na tarde do dia seguinte, de uma hemorragia vascular intracraniana.
Faria hoje 80 anos.

2 comentários:

ana disse...

Grace Kelly tinha muita classe!
Nasceu para ser princesa.

Miss Tolstoi disse...

E eu terei nascido para quê?