Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Na primeira Complutense



Colégio Mayor de San Ildefonso. Pode ser pela novidade, mas, ao atravessar a Faculdade de Direito, a caminho da Reitoria que ali funciona, ao comparar ambientes, dei vantagem à Universidade de Alcalá, sucessora, pelo menos nos locais, da renascentista Complutense, entretanto transferida para a ribeira do Manzanares.

Omnipresente, obsessiva, a lembrança do fundador, o Cardeal Cisneiros, através do seu enxaquetado (ou xadrezado, como gosta de corrigir um meu bom amigo) de vermelho e ouro (ou vice-versa, que a pedra não mostra e não tenho agora à mão indicação mais segura).

Mas presente também em designações tão evocativas como o Pátio Trilingue, convocando o latim, o grego e o hebreu para essa tão notável Bíblia Poliglota.

Desilusões? Também as tive. A Calle de Libreros, a respeito da qual o meu cicerone, Professor de Direito Constitucional, prontamente me avisou que não sobrevivia um único. E, procurando precisamente por livrarias num momento morto dos trabalhos, a melhor que me indicaram, era honesta sim, mas muito longe do que se esperaria. A proximidade a Madrid e a internet, ao que me dizem, estiolaram o comércio de livros na mais antiga cidade universitária construída de raíz com tal intenção.

Foi a primeira vez, julgo, que estive a trabalhar num edifício que é património da Humanidade e que ainda serve (muito bem) o fim para que foi construído.

6 comentários:

MR disse...

Por isso o edifício é Património da Humanidade porque continua a servir para o fim para o qual foi construído.

Jad disse...

Adorei o pormenor dos cisnes

MR disse...

Também gostei e há pouco esqueci-me de o dizer.

JP disse...

MR: A ser assim, Alcobaça teria os cistercienses e a Batalha os dominicanos (muito alegrando os nossos amigos Jorge Sampaio e Saul, respectivamente :).

JAD: estão na face de um poço (?) ou fontanário, no centro do pátio "de honra", o pátio de São Tomás de Villanueva, no edifício da reitoria. A emblemática local tb faz uso de cegonhas, as quais, ao vivo e a cores, nidificam de igual modo nos edifícios escolares.

MR disse...

JP,
Expressei-me mal. Quis dizer que a função para a qual foram construídos os edifícios não pode ser alterada, se se quiser que sejam classificados como Património da Humanidade. Isto na linha de uma "discussão" já aqui havida no blogue a respeito do Terreiro do Paço.
Se tivessem transformado o Colégio Mayor de San Ildefonso num hotel, etc., nunca seria Património da Humanidade.

MR disse...

Melhor: a respeito da Praça do Comércio.