Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Azar ser preto

Na idade média, acreditava-se que os gatos eram bruxas transformadas em animais. Por isso a tradição diz que cruzar com um gato preto dá azar. Os místicos, no entanto, têm outra versão. Quando um gato preto entra em casa é sinal de dinheiro. Portanto, é como diz o nosso JAD, toca a jogar no Euromilhões... e boa sorte!
Um pouco por todo o mundo vejamos como se encara o gato preto (e são curiosas as contradições):
Na Escócia, um gato preto no alpendre traz prospridade;
Em Itália, ouvir um gato preto a espirrar traz boa sorte. Se um gato preto de deita na cama de uma pessoa doente, significa que a morte dessa pessoa está próxima;
Nos EUA, o gato preto que cruza o nosso caminho traz má sorte;
Na Irlanda, o gato preto que cruza o caminho de alguém durante noites de luar, é prenúncio de epidemia;
Em Inglaterra, na costa de Yorkshire, as mulheres dos pescadores acreditam que os seus maridos regressarão sãos e salvos da faina se mantiverem em casa um gato preto. Mais generalizada entre os pescadores era a crença de que os gatos pretos mantidos em casa enquanto saíam para pescar era sinónimo de bom tempo em alto mar. Há quem defenda que o preço dos gatos pretos chegou a aumentar de tal forma que muitos marinheiros não tinham dinheiro para adquirir um exemplar. Em algumas regiões de Inglaterra acredita-se que oferecer um gato preto à noiva tráz sorte;
Em França, no sul, acredita-se que tratar de um gato preto tráz sorte;
Na Alemanha, um gato que cruza o caminho de uma pessoa da direita para a esquerda significa mau agoiro, mas da esquerda para a direita dá sorte;
Na Letónia, os agricultores acreditam que encontrar um gato preto no celeiro é uma óptima notícia, uma vez que para eles o gato representa o espírito de Rungis, Deus da Colheita.

Pessoalmente não acredito em superstições e acho os gatos pretos muito bonitos.

9 comentários:

Jad disse...

Um carteiro uma vez disse-me:
Mude o nome da Casa!!!!

Só percebe quem sabe o resto....

Miss Tolstoi disse...

Giro!

LUIS BARATA disse...

Eu tenho algum cuidado com eles...

Jad disse...

Tenho um grande, Grande, amigo meu que sempre que olha para o meu gato preto, faz o sinal da cruz!

JP disse...

JAD, não sei se cheguei a contar que em Leiria há um largo com uma casa que tem um painel com um gato preto. Popularmente, o largo (de Paio Guterres, que injustiça histórica!) é conhecido por largo do gato preto.
Aqui fica um link informativo desse lugar afim!
http://dispersamente.blogspot.com/2009/04/largo-do-gato-preto-e-eca-de-queiros.html

ana disse...

Adoro gatos pretos. O meu é quase preto pois, é a cópia do Silvester, apenas difere: no nariz preto que o Silvestre tem vermelho!
Tive outro, o Quico, que era ao contrário do que tenho agora, era todo branco com as patas, o rabo e três pintinhas pretas no focinho, à D'Artagnan. Esse foi o gato que mais gostei. Na família corria a história que ele era um mago que protegia a casa!
Ana

ana disse...

Gostei deste post. Não sabia que havia estas diferenças todas no que respeita aos gatos pretos. O gato da fotografia é lindo!

Jad disse...

JP obrigado pela informação.

LUIS BARATA disse...

Jad: Parece-me que esse teu amigo não se benze só quando olha para o teu gato preto, mas para todos os que comigo, perdão, com ele se cruzam :)
E parece que também não passa debaixo de escadotes e outras coisas que tais. No melhor pano "racional" cai a nódoa...