Prosimetron

Prosimetron

sábado, 14 de novembro de 2009

Hoje na FNAC Chiado



Tomás da Fonseca ( 1877-1968 ) é mais um dos injustamente esquecidos intelectuais portugueses do século passado. Ele que foi poeta, ficcionista, jornalista e um dos fundadores da Universidade Livre de Coimbra, é no entanto mais conhecido e lembrado como polemista.
Simpatizo com ele, embora muito nos separe políticamente ( mas nunca o amor pela democracia e pelo liberalismo político ), e respeito a sua coragem que o levou a várias detenções durante o Estado Novo. A Antígona reedita em boa hora, embora talvez tivesse sido mais oportuno há algum tempo atrás, duas das obras mais polémicas de Tomás da Fonseca: Na Cova dos Leões e O Santo Condestável- Alegações do Cardeal Diabo. Penso que todos conhecem as temáticas tratadas e as convulsões que causaram aquando da respectiva publicação. Aliás, ainda hoje não são lidas com indiferença. Só uma nota pessoal- tenho uma edição antiga de Na Cova dos Leões que comprei e li há cerca de uma década por sugestão de um querido amigo infelizmente já desaparecido, historiador de grande mérito e admirador do Tomás da Fonseca. É portanto mais uma "dívida de saber" que tenho para com esse amigo que apreciaria certamente esta reedição hoje levada a cabo pela Antígona.
Os livros são hoje apresentados ao público na FNAC CHIADO, às 16h, por João Macdonald.

2 comentários:

MR disse...

Pode ser que dê lá um salto. Já li a apresentação de O Santo Condestável: Alegações do Cardeal Diabo e gostei. Agora falta o livrinho.
Na cova dos leões li há muitos anos, mas acho que está na altura de o reler.

LUIS BARATA disse...

Então talvez nos encontremos.