Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Encontro com Timor, dia 12 de Novembro, no Clube Literário do Porto





Encontro com Timor

Dia 12 Quinta-feira
Auditório
10h30

No dia 12 de Novembro passam 18 anos sobre o Massacre de Santa Cruz. Para não deixarmos passar essa data em vão, o Clube Literário do Porto e a associação Tane Timor vão realizar uma iniciativa intitulada «Encontro com Timor». A iniciativa vai decorrer durante a manhã com um encontro com Sara Moreira, professora na Universidade Nacional de Timor Leste entre 2007 e 2008; e Marisa Gonçalves, professora na mesma universidade entre 2007 e 2009. Uma engenheira informática e uma economista que mantêm laços estreitos com a população que lá conheceram. Vamos querer ouvir as suas experiências e saber como é que os timorenses, passados 18 anos, vivem ou recordam o Massacre de Santa Cruz. Este encontro terá lugar no auditório a partir das 10h30 e será moderado pela jornalista Isabel Damião.

Antes da conversa com as duas convidadas faremos a projecção do documentário «Same Same but diffferent / Hanesan Maibee Ketak- Ketak», de David Palazón, que retrata o dia-a-dia do Prémio Nobel da Paz e Presidente da República Democrática de Timor Leste, Ramos Horta, enquanto participa numa série de eventos no país focando opiniões e actividades de construção para a paz.

Timor na 1.ª Pessoa - Projecto Tomás

À tarde, a partir das 17h30, o Encontro com Timor prossegue com uma segunda iniciativa a que demos o nome «Timor na 1.ª Pessoa - Projecto Tomás». Tomás é um jovem timorense que chegou a Portugal sem dizer uma única palavra em Português, apenas falava Tetum. Actualmente, já consegue expressar-se em Português e é sobre a sua experiência em Portugal que vamos ouvi-lo falar: das dificuldades que encontrou, mas também das barreiras que conseguiu derrubar com a ajuda da Tane Timor e de alguns amigos que entretanto por cá conquistou.

O momento da tarde vai contar também com a presença da Dra. Armandina Aguiar, vice-presidente da Tane Timor.

Além do Tomás, todos os timorenses que vierem assistir às nossas iniciativas ficam desde já convidados a participar com o seus testemunhos de vida.

Sem comentários: