Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

1307


- A execução de Jacques De Molay e o célebre momento em que ele terá amaldiçoado o Papa e Filipe O Belo. ( Não consegui descobrir o autor da gravura )

- A placa junto à Pont-Neuf que assinala o local da execução de Jacques De Molay .


Foi numa sexta-feira 13, não de Novembro mas de Outubro, que foram presos todos ou quase todos os Templários que se encontravam em solo francês naquela que já foi descrita como a "mais perfeita operação de polícia da História ". Com a detenção em massa ocorrida nessa sexta-feira, 13 de Outubro de 1307, começou o processo que levaria à extinção da poderosa Ordem do Templo em 1312. Em 1314, na Île de la Cité foi executado o último Grão-Mestre, Jacques De Molay, curiosamente um reformador da Ordem, e ainda outros cavaleiros.
É a extraordinária prisão dos Templários em 1307, cujos ecos ressoaram por toda a Europa, um dos factos que estão na origem do "fatalismo" da sexta-feira 13.
Aqui fica o endereço do melhor sítio que conheço sobre os Templários ( os verdadeiros, não os neo-templários de qualquer uma das cinquenta organizações que se reclamam continuadoras da Ordem do Templo ) :http://www.templiers.org/

1 comentário:

ana disse...

Pertinente! Gostei de ler