Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Um outro Sherlock Holmes...

Ontem fui ver o filme Sherlock Holmes da Warner Brothers, realizado por Guy Richtie. Compreendo agora as críticas menos positivas que obteve.

Para o espectador que procure o Sherlock Holmes de Conan Doyle, o filme é uma desilusão. A interpretação do personagem por Robert Downey, Jr. abona um carisma um pouco diferente do detective intelectual a que nos habituaram as histórias policiais. Surge assim, um Sherlock Holmes mais musculado embora, não descure a intelectualidade que está patente no esquema do filme e nos livros: a lógica, o "cientismo" e a dedução.
Jude Law, no papel do Dr. Watson, também ultrapassa a criação de Conan Doyle. No início do filme, pensei mesmo que os papéis deviam ser invertidos. Jude Law tem mais o aspecto físico e a elegância do Sherlock Holmes, pelo menos da ideia que me ficou dos livros e da série britânica, na qual Jeremy Brett intrepretou o personagem na Granada Television entre 1984 e 1994.
x
A história está bem concebida, prende o espectador, os ambientes estão fantásticos, demasiado crús em relação aos livros, mas de acordo com o tempo. Os efeitos especiais são excelentes. Em suma, se não fizermos comparações o filme delicia.

5 comentários:

LUIS BARATA disse...

Eu, sherlockiano inveterado, ainda não vi este filme e não sei se o verei. Vi o trailer e pareceu-me bastante "sacrílego". Mas, como escrevi aqui no blogue há uns meses, ainda teremos outro filme sobre o Rei dos Detectives a breve trecho: uma comédia com o Will Ferrell e o Sacha Baron Cohen( mais conhecido como Borat)... Venha o Diabo e escolha!

LUIS BARATA disse...

Sobre os "Sherlocks" portugueses ( pelo menos sobre dois deles, Maria O'Neill e Hermano Neves) já a nossa M.R. aqui escreveu- basta pesquisar "Sherlock Holmes" no canto superior esquerdo do blogue, onde está a lupa.

ana disse...

Luís,
Eu sei, pesquisei antes de ver se havia alguma coisa escrita sobre o filme. Também, sou apaixonada pelo personagem e pelas histórias do Conan Doyle. Li há muitos anos mas absorvi-as todas, é um género que aprecio.

ana disse...

Julgo no entanto, que para nos divertirmos, o filme cumpre a função.
Repare, que afirmei:
- ...se não fizermos comparações o filme delicia.

O John Cleese fez também uma comédia com este personagem! :)

LUIS BARATA disse...

Ana:
1- O sacrílego estava entre aspas, até porque também aprecio algumas das sátiras cinematográficas feitas sobre a imortal criação de Conan Doyle, desde logo a de Billy Wilder.
2- A referência que fiz aos "Sherlocks portugueses" foi para benefício de quem nos lê, não para si que, obviamente, conhece a história do blogue.
Há muita gente que desconhece que Conan Doyle teve muito cedo imitadores portugueses, embora nos últimos anos se tenha feito um esforço para revelar essas curiosidades da literatura policial portuguesa.Só por isso é que "dei a pista" do que M.R. já escrevera.