Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Novidades - 97: Da Poesia Portuguesa

É sem dúvida a maior antologia da poesia portuguesa feita até hoje, com mais de duas mil páginas e quase trezentos poetas do séc.XIII ao séc.XXI. Das recensões que li ( sobretudo uma muito pertinente do António Guerreiro no Expresso ) poderá concluir-se que algumas das inclusões/exclusões serão polémicas...

- Poemas Portugueses, Antologia da Poesia Portuguesa do Séc.XIII ao Séc.XXI, Jorge Reis-Sá e Rui Lage, Porto Editora, 2150p, €60.


4 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Ainda não folheei. Mas será que alguns dos excluídos não recusarem integrar a antologia? Acontece... Só que os coordenadores não costumam mencionar esse facto na introdução. Não sei se o que mencionei se aplica ao livro em questão.

LUIS BARATA disse...

Daquilo que li, as exclusões tiveram a ver com os critérios dos organizadores e dizem respeito ao séc.XX. O passado mais distante é quase sempre menos polémico.
Um dos "excluídos" foi por exemplo um autor que andou aqui pelo blogue recentemente: M.S.Lourenço.

MR disse...

Não conheço esta antologia. Aliás, só as costumo comprar de poesia estrangeira, ou temáticas.
Claro que há excepções, como a da Lírica portuguesa.

João Mattos e Silva disse...

O grande problema das antologias é exactamente o critério/gosto do antologiador. Há sempre autores que ficam de fora e não deveriam -ou porque não cabe no gosto ou porque os desconheciam - e há semprea autores que entram e não deveriam - porque pertencem a um grupo literário que o antologiador aprecia ou porque é amigo pessoal, ideológico ou de grupo.
O melhor mesmo é não comprar antologias. Mas como comprar toda a poesia que sai, neste país de poetas?