Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Da beleza...

"Não há contradição em dizer-se que a partitura do Mandarim Milagroso de Bela Bartók é áspera, repelente, e mesmo feia, louvando ao mesmo tempo, a obra como um dos triunfos da música moderna. As suas virtudes estéticas são de uma ordem diferente daquelas que estão presentes na Pavane de Fauré, cuja única aspiração é ser primorosamente bela, obtendo nisso sucesso. (...) Podemos ir ao ponto de dizer que certas obras de arte são demasiado belas: que nos arrebatam quando deviam perturbar, ou que dão lugar a uma intoxicação onírica quando o adequado seria um gesto severo de desepero. (...) Tudo isto sugere que devemos acautelar-nos e não dar importância às palavras, incluindo a palavra que define o tema deste livro".
x
Roger Scruton, Beleza, Lisboa: Guerra e Paz, S.A., 2009, p. 26-27.
x

Roger Scruton é um filósofo britânico (1944-). É professor, escritor, jornalista e compositor. Foi condecorado por Vaclav Havel pelos serviços prestados ao povo checo na resistência à opressão comunista. Foi mais uma oferta de Natal.

5 comentários:

LUIS BARATA disse...

Parece que se está a vender bem entre nós a tradução do Scruton. Pessoalmente, acho-o um pouco "reaccionário", não tanto no domínio da Estética mas noutros campos filosóficos.

Anónimo disse...

Puxa...
M.

ana disse...

Luís,
Não sei dizer se é "reaccionário", só comecei agora a ler!
O conceito de beleza interessa-me, ainda não li nada de inovador, mas escreve bem.

LUIS BARATA disse...

Esclareço: O "reaccionarismo" que imputo a Scruton tem sobretudo a ver com temas de Moral Sexual, domínio em que o acho demasiado conservador.

ana disse...

Luís,
Não conheço essa faceta de Scruton. Aliás, conheci-o aqui no blogue, numa citação que fez dele. Ofereceram-me por saberem que o conceito de beleza/estética me apaixona.
Julgo que já manifestei as minhas ideias sobre a moralidade sexual que não são conservadoras.
Não vou colocar mais excertos do livro.

Boa noite, ou será bom dia? :)