Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Pensamento para 2010!

Daniele Ricciarelli (c. 1509 - 1566), conhecido por Daniele daVolterra, retrato de Michelangelo Buonarroti


"O mundo é uma ponte muito estreita/ O importante é não ter medo".


Li esta citação, de uma antiga canção hebraica, num livro sobre Michelangelo Buonarroti e o seu trabalho na Capela Sistina!

3 comentários:

ana disse...

Hoje, estive a reler as citações de Miguel Ângelo que retirei de um livro e reparei que coloquei esta de uma canção hebraica, em vez da citação que desejava colocar!

O livro intitula-se "Os Segredos da Capela Sistina".
O livro é escrito pelo rabino Benjamin Blech e Roy Doliner, este último tem estudos que abarcam as humanidades: estudos, de línguas, de religião comparada, de história da arte, de história italiana e romana, e de história judaica (na qual se inclui o Talmude, o Midrash e Cabala).

Não fiz uma síntese do livro, nem o apresentei porque me pareceu um pouco tendencioso. Gostei de o ler.
Note-se que parti para a sua leitura com algumas objecções e distanciamento (dúvida metódica). O livro tem,contudo, uma bibliografia consistente de autores italianos, ingleses e naturalmente americanos.

Comprei-o porque me interesso pelo estudo das religiões e porque este livro toca em assuntos que me são ainda muito distantes. Gostaria de falar deles com entendidos mas ainda não consegui.
:)

ana disse...

Esqueci-me de dizer que Roy Doliner é convidado a fazer visitas guiadas em Roma e nos Museus do Vaticano para eruditos e dignatários internacionais. Este foi um dos motivos que me levou a comprar o livro...
O Vaticano deve ter algumas restrições quanto a isto, julgo eu.

A citação da canção hebraica tem que ver, como todos devem saber, com a coragem demonstrada por Miguel Ângelo no seu trabalho!

Desculpem estes dois comentários alargados.

Miss Tolstoi disse...

E qual era a citação que queria "postar"? Podemos saber?