Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Impressões da China, na China


Não me recordava de como os chineses eram pequenos. Pela primeira vez, na vida, senti a sensação aparente de, com o meu apenas 1,74m, ser o homem mais alto numa praça. É agradável ver todos de cima. Conseguir ver a paisagem e o que nos cerca sem qualquer problema. A nova geração já está um pouco mais alta...1,70 (média) embora já se encontrem alguns gigantes (!) com 1,80.
Também não me lembrava, ou da outra vez não tinha reparado, de como falavam alto, mesmo muito alto, quer na rua, quer ao telemóvel. E o barulho na rua é tanto que raramente consigo ouvir o meu telemóvel (que está na escala de 2) a tocar, no bolso.
A paixão pelos números é grande. O meu número de telefone é, sem dúvida, o mais desejado (foi uma amabilidade e um privilégio o terem-mo emprestado). Acreditem que quando o digo ficam todos a olhar para mim com cara de espanto e dizem: "muito caro"... e já me ofereceram 5 viagens à Europa (em primeira) por troca de poderem usar este número. Mas, o telefone não é meu. Eu é que sou um sortudo. E quem conhecer a mentalidade chinesa já sabe qual é o meu número de telemóvel... Espero que o telefone não comece a tocar... mas já aconteceu aparecerem algumas pessoas a ligar só para saberem quem está do outro lado e se atende...
Os que me conhecem sabem o meu problema com os cheiros... Bom aqui não é problema com os cheiros humanos (ainda não encontrei ninguém a cheirar mal) é antes o problema com os cheiros da cozinhas ambulantes, por todo o lado, a confeccionarem comidas rápidas.
Os Chineses detestam café. Não conseguem perceber como gosto de um café tão pequeno e tão forte. Raramente consigo beber um café que não seja "água de lavar pés".
Também não sabem o que é uma fila, nem o que é respeitarem a vez. Ficam a olhar para mim quando espero para entrar no elevador, para deixar passar uma senhora... normalmente já sei que serei o último a entrar... a que passam os homens todos e depois é que entram as mulheres, se houver lugar... assim, assim que chega o elevador, parecem formigas a correr para a porta e a ultrapassar tudo e todos.
No outro dia, para apanhar um Táxi, quase que tive de dar com o chapéu-de-chuva num chinês. É que já estava a ficar furioso. Estava só, mandava parar um Táxi e quando ele parava aparecia um chinês que ultrapassava tudo, quase que passava entre as pernas, e entrava no Táxi. Saltam por todo o lado...

12 comentários:

João Soares disse...

São décadas a ser rápido e ultrapassar os demais para sobreviver ou... nem por isso. Bom Ano!

LUIS BARATA disse...

És um verdadeiro Gulliver! :)
São esses e outros hábitos "civilizacionais" que não me atraem muito. Uma semana e chegaria.

Miss Tolstoi disse...

São milhões! Brevemente, biliões!
Eu também não tenho nenhuma atracção pelo Oriente. Pelo menos por este Oriente. É outro modo de pensar. Acho muito bem que pensem de modo diverso, mas eu é que não sou obrigada a entendê-los. Aceito-os, claro.
Um conselho: Em Roma, sê romano; Em Macau, sê...
Bom Ano!

MR disse...

Boa noite!

João Mattos e Silva disse...

A China - e Macau é também China, porque as marcas civilizacionais que os portugueses deixaram são, ao que sei, pouco impressivas culturalmente - nunca me atraíu.Aliás, o Oriente, para ser mais preciso. Mas deve ser curioso. Como deveria ser curioso ver o Jad de chapéu de chuva em riste... Bom ano, em Janeiro, em quqlquer data, Jad. Um grande baraço

MR disse...

Um grande «baraço»? Uma gralha com graça!

APS disse...

Aviso:
Este é um comentário falhado...
Não me consegui lembrar de quem
é que dava "bengaladas"...
Também a minha memória está um pouco esfarrapada!
Seria o Camilo?, seria o Eça?
Alguém me dá uma ajuda?

LUIS BARATA disse...

Na ficção, era o Eça, pelo menos as prometidas ao Dâmaso Salcede se bem me lembro, que isto de brancas todos as temos...

ana disse...

Luís,
Oito dias é pouco para nos apercebermos dos hábitos civilizacionais doutro povo.
Gosto imenso do Oriente mas também, não conseguia lá viver...o Ocidente tem um peso extraordinário!

APS disse...

Obrigado,LB.
Andei toda a manhã a pensar nas "bengaladas".
Penso que o Aquilino também deu, das suas...

Jad disse...

O mais engracado foi hoje. Agarei um Chin^es literalmente pela camisola e nao o deixei entrar no elevador antes das duas raparigas... o chin^es ficou a olhar para mim... com cara de pouco amigo... as raparigas nem queriam acreditar e nada disseram, entraram e ficaram a olhar para o chao. Quando o chin^es sa'iu do elevador (felizmente sa'iu antes) recebi v'arios sorrisos e ares de agradecimento. ESpero que nao volte a encontrar o chin^es no elevador... pode ser que seja eu a levar com uma bengala...

MR disse...

Um cavalheiro...