Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Calendário Gregoriano.

Gregório XIII promulgou o calendário Gregoriano, a 24 de Fevereiro, de 1582, através da bula Inter Gravissimas
x
http://digilander.libero.it/ultimus2001/calendario.jpg
xx
Lei de D. Filipe I, de 1582, onde se adopta o Calendário Gregoriano.

dgarq
x
"O Calendário Gregoriano, assim chamado por ter surgido da reforma implementada pelo Papa Gregório XIII, nasce da necessidade de fazer regressar o equinócio da primavera a 21 de Março e desfazer o erro de 10 dias que então ocorria por consequência da metodologia aplicada na contagem do tempo do calendário juliano. Este causava discrepâncias na marcação da data da Páscoa. Depois de ouvidas várias instituições científicas, criou-se uma comissão formada pelos melhores astrónomos e matemáticos da época, encarregue de estudar este problema. Surge, consequentemente, o projecto apresentado pelo astrónomo Luís Lílio em 1577. Ouvidos numerosos príncipes, bispos e universidades estabelecem-se então os princípios essenciais do novo calendário. Gregório XIII publica a Bula Inter Gravíssimas em 24 de Fevereiro de 1582, estabelecendo que o dia imediato à quinta -feira, 4 de Outubro, fosse designado por sexta - feira, 15 de Outubro.
A forma como os países aderiram a esta reforma foi diversa e lenta.
Actualmente o calendário gregoriano pode ser considerado de uso universal. Os povos que por motivos religiosos, culturais ou outros continuam a usar calendários tradicionais, utilizam o calendário gregoriano nas suas relações internacionais. Torre do Tombo, Colecção de Leis, mç. 3, doc. nº 36
".
DGARQ
x

4 comentários:

Anónimo disse...

Talvez fosse útil explicar que tal se devia apenas ao facto de se considerarem bissextos todos os anos divisíveis por 4. O Calendário Gregoriano considerou que os anos fins de século só são bissextos de 400 em 400 anos; e só o são aqueles cujos dois primeiros dígitos o sejam. Assim 1600 e 2000 foram bissextos; 1700, 1800 e 1900 não o foram. Os dez dias que foram eliminados em 1582 (no mundo católico que seguia Roma) só o foram na Inglaterra (11 dias) no século XVIII e na Rússia (13 apenas no calendário não religioso) no século XX [razão porque a chamada Revolução de Outubro foi para a Europa Ocidental em Novembro]... e razão porque hoje existem ainda 13 dias de diferença entre as festas religiosas fixas e por vezes mais e outras vezes coincidem (devido ao ciclo lunar) as festas religiosas móveis.
J.

ana disse...

Obrigada por ter completado a informação. A adopção do calendário não foi efectuada ao mesmo tempo nos países que a ele aderiram.
Optei por não colocar mais informação do que a da Torre do Tombo.

Anónimo disse...

Mas um blogue, para mim, não é para colocar informação "pura e dura" que existe já na net... deve ser complementada com algo pessoal, ou o nosso olhar sobre essa notícia. Mas isto é defeito meu.
J.

ana disse...

Caro J,

Quis apenas recordar um momento. Poderia ter colocado um site para se ir ver a informação que deixou.

Ando com imenso trabalho, venho aqui espairecer, comunicar e conviver com pessoas interessantes. Como gosto de História da Igreja quis colocar uma delas que marcou para sempre o nosso relógio diário, foi só!
Bom dia!

P.S. Poderia só ter colocado o documento com a data.
:)