Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Homenagem a um poeta!

Há 167 anos, no dia 24 de Fevereiro de 1843, nasceu em Ponta Delgada, Teófilo Braga, escritor, poeta, filósofo e político (governo provisório 5-X-1910 a 3-IX-1911 e presidente República entre 29 de Maio e 4 de Agosto de 1915).

Acalentar meninos

Embala, preta, embala
Menino do teu senhor;
Canta-lhe bem amoroso,
Anima-lo com amor.
Embala, preta, embala,
Como o fez San José,
Que os anjos cantarão:
Pater nostre domine.

San José, a trabalhar,
Embalava com seu pé:
“Calai-vos, Jesus Menino,
Nascido em Nazaré,”
Meu San José, acudi
Dai-me da vossa graça,
Com que enxugue ao meu menino
Suas lágrimas de prata.

Embala, preta, embala,
Como a Virgem faria,
Que os anjos cantarão:
“Gratia Plena Ave-Maria”.
Cantigas embalou Jesus:
-Calai-vos, meu bento filho,
Que haveis de morrer na cruz.
Nossa Senhora, acudi,
Dai-me o vosso tesouro,
Com que cale o meu menino
Que chora lágrimas de ouro.”
x
Teófilo Braga in Cem Poemas Portugueses sobre a Infância

http://poesiaonline.wordpress.com/2007/12/09/acalentar-meninos/

2 comentários:

ana disse...

Não pretendo traçar um perfil, apenas trazer a faceta de poeta e relembrá-lo enquanto tal.

Miss Tolstoi disse...

Aprecio bastante o Teófilo Braga, mas como poeta... Era melhor esquecermos esta sua faceta.
Aplica-se aqui a tal frase do Antero: "A poesia é a praga da literatura portuguesa".