Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Obras de Referência dos Museus da Madeira


Prata Dourada, relevada e cinzelada
Século XVI (terceiro quartel)
Funchal, Museu de Arte Sacra do Funchal

Um lavabo ou Salva do Tesouro da Sé do Funchal ocupou mais a minha atenção. Julgo que foi a representação das duas cabeças, como se de Janus se tratasse, que me chamou a atenção. No mesmo sentido, de ser Janus, aponta o catálogo onde não conseguem entender a legenda circular inscrita. Mas julgo que é possível uma leitura, não me parecem ser "palavras separadas por seis flores quadrilobadas e uma cruz grega" como se encontra escrito, por Luís Sena (p. 82). Julgo que as flores representadas são apenas enfeites desenhados pelo artista desconhecedor do significado das mesmas palavras... é que para mim elas estão em português e a legenda "SEM/DE/ FE/ REM/ SA", como se acha transcrita no catálogo, não é mais do que "Sem deferemsa" isto é: sem diferença. Não existe diferença entre o poder, ou o simbolismo, de uma e da outra cabeça representadas, que aparentam um ar mais feminino do que masculino e que ostentam perfis diferentes.

8 comentários:

MR disse...

Também gostei desta salva e de uma outra com várias cenas a toda a volta.
Esta exposição tem peças muito bonitas.

LUIS BARATA disse...

Uma cabeça é masculina e outra é feminina, como acontece normalmente nas representações do deus bifronte Jano (Janus em latim).
E é realmente uma bela peça.

Miss Tolstoi disse...

Obrigada por me recordar que a exposição termina no final do mês.

Jad disse...

Para Miss Tolstoi
Fique sabendo que lhe quero dedicar um quadro desta exposição. Ainda não tenho a imagem comigo. Mas se a for ver, antes de eu colocar a imagem, dou-lhe uma pequena pista é o quadro que recebeu o número 69.

Miss Tolstoi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miss Tolstoi disse...

Obrigada. A ver se quando for ver a exposição não me espeço de olhar para esse quadro. Sempre quero ver o que me espera.

c.a. (n.c.) disse...

Muito bela, esta peça. Fez-me lembrar a imagem inicial da «Carmina Burana», do Carl Orff, filmada pelo Jean-Pierre Ponnelle, de que gosto muito:
http://www.youtube.com/watch?v=AP_CSQgBPpQ

Jad disse...

Pergunta a Luis Barata
A representação homem versus mulher não será antes a da divindade etrusca Ani?