Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Novidades - 118 : Da beleza

Esta História da Beleza foi seguramente um dos projectos editoriais franceses mais ambiciosos do ano de 2009, visando demonstrar de uma vez por todas que se trata de um assunto sério, muito menos superficial do que às vezes se apregoa. Uma constante, aliás, de toda a história humana como ressalta desde logo do título da obra. Estes cinco volumes, cada um dedicado a uma época com a particularidade de o quinto ser dedicado ao futuro, são o resultado de uma vasta equipa de historiadores, antropólogos, jornalistas, pintores, escultores e outros artistas plásticos, com coordenadores de época de reputação considerável: Pascal Picq para a Pré-História, e Georges Vigarello e Marc Nouschi para épocas mais recentes. Mas será mesmo possível defini-la e explicá-la?

- 100.000 ans de beauté, 5 tomos, prefácio de Michel Serres, Gallimard, €150 ( mais barato online, na Amazon desde logo. )

1 comentário:

ana disse...

Deve ser interessante!
A beleza não é superficial, depende do ângulo que se mede.
Umberto Eco tem um livro sobre beleza que apesar de ter pouco suporte escrito não deixa de ser um apanhado do que se considera beleza na arte.