Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Engarrafamento épico... na China


«Obras numa auto-estrada nos arredores de Pequim estão a provocar há dez dias consecutivos um engarrafamento de proporções inéditas e as autoridades chinesas já admitiram que o tráfego só estará normalizado em Setembro.
A fila de trânsito já atingiu os 100 quilómetros e os carros apanhados no meio deste mega engarrafamento só conseguem andar cerca de um quilómetro por dia, segundo explicou o director da divisão de trânsito da cidade de Zhangjiakou, Zhang Minghai.
«As obras na auto-estrada que liga Pequim a Zhangjiakou, na província de Hebei, no leste da China, começaram a 14 de Agosto.
«A via é conhecida pelos frequentes congestionamentos, especialmente depois da descoberta de reservas de carvão na zona interior da Mongólia, de acordo com o mesmo responsável, que acrescentou que o volume de tráfego tem vindo a aumentar anualmente 40 por cento.
«Para passar as longas horas de espera, os condutores dos carros, cuja maioria regressava a Pequim, fazem pequenas caminhadas, dormem ou jogam cartas ou xadrez.
«O engarrafamento também se transformou numa oportunidade de negócios para os habitantes locais. Com a ajuda de bicicletas, de forma a contornar os carros parados, os vendedores de ocasião começaram a comercializar pequenas refeições aos condutores.
«As obras na auto-estrada “não estarão concluídas até 17 de Setembro”, afirmou Zhang Minghai, preferindo não avançar com previsões concretas para o fim do congestionamento.»

O maior engarrafamento da minha vida foi nos acessos à Ponte 25 de Abril, uma madrugada no Verão de 75, em que regressávamos a Lisboa - e demos com uma otelice. Vínhamos cinco num Fiat 127, dois um pouco pró grandinho... Toda a gente saía dos carros, conversava, passeava e, de vez em quando, enfiávamo-nos nos carros e andávamos mais cinco metros. Também foi uma noite épica!

4 comentários:

Filipe Vieira Nicolau disse...

Que HORROR!!!

MR disse...

Um mês na auto-estrada...

Miss Tolstoi disse...

Depois duma experiência destas, o melhor é escrever um livro: “Como (sobre)viver um mês numa auto-estrada”. :))))

MR disse...

Hoje andaram mais 1 km; ainda faltam 99 km. :)