Prosimetron

Prosimetron

domingo, 22 de agosto de 2010

Praias de Portugal - 6

Hoje estou em Cascais. Há meses que não vinha cá.






Em frente a Av. Federico Ulrich (actual Av. 25 de Abril) que vai para o Guincho.

Hotel Baía.

Praia dos Pescadores.



Câmara Municipal.


Av. Emídio Navarro.

Museu Conde Castro Guimarães.



Boca do Inferno.

«Cascais é o chão em que o Sol encontra o último sabor da Terra, onde jogará sombras arrastadas.
«Posso ainda chamar dia a esta luz que se refugia sobre Cascais? - cercando as casas, estreitando as ruas [...]. Com esta pergunta, vou-me embrenhando em ruelas e becos que desconheço, sem uma resposta: ergo a cabeça e vejo o céu prender ainda um azul meridional que não consente estrelas, a meu lado vão-se acendendo janelas que me mostram interiores calmos [...].
«Nos rochedos vão acordando os faróis: Santa Marta, Guia, Guincho. Ao longe, o do Cabo Espichel.»
José Bento
In: Diário de Lisboa, 29 Dez. 1960

4 comentários:

APS disse...

Gostei muito. Tenho boas recordações de Cascais - não a praia. Lá vivi, por razões diversas e erráticas, cerca de um ano (75-76).

MR disse...

A praia... credo. Também fui para a Praia de Cascais: para a da Conceição e, ao fim da tarde, às vezes ia para a da Rainha. Mas praia é o Guincho.
Agora a vila de Cascais é linda. E, apesar das loucuras por que tem passado, continua encantadora.

Miss Tolstoi disse...

Quando eu era miúda fazia-se ao domingo o chamado "passeio dos tristes" - às vezes muitos animados -, no meu caso íamos, na maioria das vezes, até à Boca do Inferno.

MR disse...

Também sou do tempo dos passeios dos tristes. :)Tenho uma descrição desses passeios de domingo para colocar num dos próximos domingos.