Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Praias de Portugal - 7. b)

«São João, arrabalde do Estoril...»

Cerca 1910.

«A característica especial da localidade é o seu biombo de moradias assentes sobre as ribas do mar. Um biombo que oculta ao povoado o horizonte marítimo. Caso único em toda a linha de Cascais, em boa hora seja dito e em melhor seja mantido.
«São João começou a ser preferido pelos construtores das moradias de luxo muito antes de Santo António ou do Monte Estoril. [...]
«A inauguração do novo povoado, o seu baptismo, foi feita por Jaime Artur da Costa Pinto no dia de São João de 1890 [...].
«A praia de São João liga com a do Estoril. A esplanada da praia do Estoril vai terminar na praia de São João. O casario de São João prende-se ao do Estoril, não se notando quebra de continuidade nem no Baixo nem no Alto Estoril.»
Branca de Gonta Colaço, Maria Archer
In: Memórias da Linha de Cascais. Cascais: C. M. Cascais; Oeiras: C. M. Oeiras, 1999, p. 273-275

5 comentários:

APS disse...

O 2ºpostal é da Azarujinha, não é, MR? É que, desta praia, tenho boas e, outra,má, memórias.

MR disse...

Acho que é. Devia ter colocado uma legenda.

Jad disse...

Acho que é a Praia da Poça.

MR disse...

Claro que é - e APS, o Jad sabe muito bem que é :) - e eu não reparei que aquela casa lá ao fundo era a do Azeredo Perdigão.
Obrigada, Jad! E, APS, as minhas desculpas pela má informação.

MR disse...

Se encontrar algo da Azarujinha, coloco. Não se safam do Estoril...