Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Praias de Portugal - 8








O Alvor, a terra onde D. João II faleceu, era uma das poucas praias algarvias agradáveis há 35 anos. A última vez que por lá passei estava irreconhecível.
Foi aqui que li Portugal e o futuro, no Carnaval de 1974.


ALGARVE

1
A luz mais que pura
Sobre a terra seca

2
Eu quero o canto o ar a anémona a medusa
O recorte das pedras sobre o mar

3
Um homem sobre o monte desenhando
A tarde transparente das aranhas

4
A luz mais que pura
Quebra a sua lança

Sophia de Mello Breyner Andresen
In: Mar. Lisboa: Caminho, 2005, p. 80

Para c.a. que se anda a banhar nos mares algarvios.

5 comentários:

c.a. (n.c.) disse...

Muito obrigado, MR!
Alvor era uma praia magnífica, de facto. Passei lá umas férias, há muitos anos. Hoje em dia a minha preferida é esta: http://picasaweb.google.com/lh/photo/FD8YmI8KdtHosjiIlggVeQ
Veremos até quando...
E regressei no domingo... :-)

c.a. (n.c.) disse...

Esqueci-me de referir que gosto muito do poema (sempre gostei muito da poesia de Sophia)

MR disse...

E as férias continuam?

MR disse...

Praia do Castelejo? Na foto é muito bela. E não parece ter construções...
Já andei por Vila do Bispo, mas não me lembro de ter ido a esta praia.

c.a. (n.c.) disse...

Estou de volta ao trabalho, mas ainda a «meio gás»... :-)

É, de facto, uma praia muito bela, e sem construções. Apenas um pequeno restaurante à entrada, em madeira. Nada que desfeie. Este ano estava mais areada. Há anos em que o mar leva grande parte da areia e a praia fica mais pequena. É o único problema.