Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Por terras normandas...

A pequena e encantadora localidade de Bayeux no departamento de Calvados escapou aos bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial. Sua catedral e seus palácios, intactos, justificariam, por si só, uma visita. Todavia, a atracção principal de Bayeux encontra-se no museu Guillaume le Conquérant: a famosa tapeçaria de Bayeux.

Esta obra de arte única em linho mede cerca de 70 metros de comprimento e meio metro de altura. As investigações mais recentes sugerem que a tapeçaria tenha sido bordada por monges no sul da Inglaterra por volta de 1070, por encomenda do bispo Odo de Bayeux, meio-irmão de Guilherme, Duque da Normandia. Outros estudos anteriores apontavam aias de Matilde da Flandres como autoras do bordado.

A peça, exposta na íntegra neste museu, narra, em mais de 50 cenas bordadas, os acontecimentos em torno da batalha de Hastings de 1066, desde os preparativos e a partida dos normandos até à vitória de Guilherme sobre o inimigo anglo-saxónico. Para além dos aspectos bélicos, ficaram para a posteridade imagens da vida quotidiana do século XI desde a lavoura a costumes culinários, em cores de várias tonalidades com breves descrições em latim. A tapeçaria de Bayeux constitui assim um dos raros e fidedignos testemunhos da vivência medieval. Passagem “obrigatória” para quem visita a Normandia...

3 comentários:

Miss Tolstoi disse...

Não conheço. Deve ser espectacular.

MR disse...

Idem.

Jad disse...

Era um dos meus sonhos, ver a tapeçaria ao vivo e a cores... Mas quando andei pela Normandia, passei ao lado. Mas existem mais marés que marinheiros.