Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Um rústico erudito - 1 : A.H. de Oliveira Marques

Era para ter saído a 23 de Agosto, por razões óbvias, esta primeira citação das memórias de R.M. Rosado Fernandes, que li este Verão com muito agrado. Porém, na data em causa ocorreu o oposto do habitual: fui eu a Lisboa, e ficou a net na Caparica. Agora estamos juntos :)
São, na verdade, dois pequenos excertos que aliam a história pessoal dos dois académicos, um, e a história universitária portuguesa, outro.

Fui colega, por essa altura, de Oliveira Marques, discípulo de Kellenbenz, então em Wurzburg, e que, como historiador medieval, abriu muitos caminhos para a compreensão da historiografia portuguesa. Fora sempre extremamente dotado (...) era metódico, com as ideias arrumadas e tinha uma capacidade de análise que, quando longe da paixão ideológica ou corporativo-maçónica, era de uma imparcialidade digna de respeito. ( Pág. 87 )


De resto, o António Henrique Oliveira Marques já me prevenira, fundamentado na experiência que tinha, em carta de Gainesville, Florida, onde ensinava, em Março de 1968, poucos meses antes do meu regresso:
Dizes-me que tencionas lutar... Não o faças! Em primeiro lugar, não vale a pena. Sempre que um catedrático se alça contra um assistente na Faculdade de Letras de Lisboa e lhe retira a sua "graça e mercê", o assistente está liquidado e não volta, pelo menos até que o catedrático morra ou se reforme. Exemplos entre muitos: Saraiva contra Nemésio, Godinho contra Heleno, eu contra Rau, Irisalva contra Heleno, Morais Barbosa contra Cintra. Coimbra, se te desse qualquer apoio, seria apenas até determinado limite, porque para eles (como para os de Lisboa) acima de tudo está o respeito total, absoluto, pela hierarquia e pelo status quo. Sobre isso nunca nos devemos enganar. ( Pág. 165 )

Era realmente o país do respeitinho, como tão bem imortalizou o O'Neill.

4 comentários:

MR disse...

Bem verdade.
Não dava nada por estas memórias, mas no outro dia disseram-me que valia a pena lê-las. Pode ser que seja desta.

Anónimo disse...

O meu pai experimentou e neste momento está ele com o meu exemplar que vai lendo a bom ritmo. Tenho muito gosto em passá-lo para a semana.
Vale a pena, conforme se vai ver nas outras citações que escolhi.

LB

MR disse...

Aceito. Obrigada!

Jad disse...

O livro que Oliveira Marques levou para o Hospital em Janeiro de 2007; foi o último livro que leu.