Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Biografias, autobiografias e afins - 86

Ao contrário do que costuma acontecer quando aqui trago uma biografia ou autobiografia, em que habitualmente me fico pela leitura prévia de uma ou duas recensões, desta vez foram bem uma meia-dúzia ( a da New York Review of Books, a da Salon, a do New York Times, a do Thought Catalog e as de dois jornais britânicos ) sendo a justificação para tal "prodigalidade" as visões díspares causadas por este tomo escrito pelo Prof.Martin Stannard sobre a vida e a obra da escritora de origem escocesa Muriel Spark (1918-2006).
No que me diz respeito, não foi tanto a obra de Spark que me fez atentar nesta biografia, mas mais a sua vida: as excentricidades, as desavenças familiares ( primeiro com pais, e depois com o filho Robin que acabou por deserdar), a conversão ao Catolicismo e a algo ambígua vida amorosa.
Fiquei foi realmente perplexo com as opiniões tão contraditórias: uns que acham o livro demasiado hagiográfico e outros que pensam precisamente o contrário. A verdade é que esta começou por ser uma biografia autorizada por Spark, ou melhor, e todos parecem de estar de acordo nisto, quase pedida pela biografada, embora 15 anos de trabalho depois tenha passado a não autorizada após a leitura do manuscrito... E só a morte de Muriel Spark desbloqueou o impasse.
De qualquer modo, parece-me, pelos excertos que pude ler, que se trata de uma excelente aproximação biográfica a um nome incontornável das letras britânicas do séc.XX , com presença entre nós.

Muriel Spark: The Biography, Martin Stannard, Norton, 627p, 2010, $35.

Sem comentários: