Prosimetron

Prosimetron

sábado, 6 de novembro de 2010

Em português - 50

Para esta quinquagésima escolha em português não foi preciso pensar muito: tinha de ser a maior voz portuguesa do século passado, que foi também o mais internacional artista português de todos os tempos.
Ela, que cantou os nossos maiores poetas, o fado (tradicional e não só), os songbooks e tantas outras coisas, também cantou o cancioneiro popular. Esta Valentim é uma de que ela própria gostava bastante e que ficou para sempre associada ao seu nome após a primeira gravação que fez dela. E este vídeo do YouTube reporta-se a um concerto na Roménia em 1976:

4 comentários:

MR disse...

Durante anos foi a única voz do fado que eu ouvia. Depois, acrescentei-lhe o Carlos do Carmo.
Para além do José Afonso e as suas baladas de Coimbra. Mas isto é outro fado. :)

LUIS BARATA disse...

Obviamente, nem todo o nosso folclore me entusiasma da mesma maneira, mas a verdade é que Amália foi muita certeira nas escolhas que fez.
Impossível, pelo menos para mim, ouvir hoje o Malhão de Águeda, o Malhão de S. Simão ou o Lírio Roxo (alentejano) e não associá-los a ela.

MR disse...

Subscrevo.

ana disse...

Junto-me aos comentários anteriores: a Amália foi sempre uma paixão e também não consigo ouvir as canções referidas.

Hoje, a fadista que me encanta é a Mariza... mas a Amália é a Amália!
Boa tarde! :)