Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Cinenovidades - 150 : Querido Hitler...



Bollywood, a Hollywood indiana, é uma gigantesca máquina de fazer filmes como sabemos, com produtos maioritariamente destinados ao subcontinente e raramente vistos na Europa ou nas Américas. Mas há um filme indiano que está a dar muito que falar: Dear Friend Hitler, sobre a vida amorosa de Adolf Hitler, mas focado nos últimos 10 dias da sua vida se bem percebi o enredo. O filme vai buscar o título a uma carta de Gandhi para Hitler, correspondência fundada em interesses comuns: ódio ao domínio britânico e consequente independência da Índia. E Hitler, tal como muitos nazis, tinha fascínio pelo país dos verdadeiros arianos e das suásticas.
Fiquei a saber tanbém por artigos online que o Mein Kampf vende-se muito bem na Índia, como se vê nesta foto de uma livraria de Nova Delhi, e o antigo líder nazi é visto como um grande líder político embora com falhas.

Aqui fica um vídeo de uma sessão de apresentação do filme em questão, cuja estreia foi adiada porque entretanto, devido a várias pressões e controvérsias, o actor principal decidiu abandonar o projecto.

3 comentários:

MR disse...

Desconhecia essa carta de Gandhi a Hitler. O que vamos aprendendo...

LUIS BARATA disse...

Ainda havia outros líderes hindús mais simpatizantes do III Reich. Vi há algum tempo um documentário no canal História sobre um deles que fez várias visitas à Alemanha Nazi.

MR disse...

Por vezes, é no que dá o pacifismo e o ódio vesgo.