Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Bolinhos dos Santos


http://media.a25decorfestas.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/5e06319eda06f020e43594a9c230972d/o/c/oculos_abobora.jpg

1 kg de abóbora menina, amarelinha
0,5 kg de farinha de milho, peneirada
250 g de farinha de trigo
200 g de açúcar amarelo
1 ovo grande
1 dl de azeite ou óleo
1 cálice de aguardente
1 colh. chá (bem cheia) de erva doce
1 colh. chá (mal cheia) de canela
sumo e raspa de 1 laranja e raspa de 1/2 limão

Para o fermento:
50 g de fermento de padeiro
125 g de farinha de trigo
1 dl de água tépida

são ainda necessários:
125 g de figos secos cortados em bocadinhos
100 g de casca de laranja cristalizada, igualmente cortada
2 colh. sopa de pinhões
miolo de 12 nozes, cortado miudinho


Limpe e descasque a abóbora, corte-a em pedacinhos e, em lume moderado, coza-a só com 1/2 chávena de água e com 1 colher (café) de sal, para cozer só no vapor do próprio suco; uma vez por outra sacuda o tacho.
Entretanto prepare o fermento: dissolva o fermento de padeiro com 1 dl de água tépida e amasse-o com 125 g de farinha ou mais um pouco, se necessário. faça uma bola, polvilhe-a com farinha e deixe-a crescer até abrir bem.
Deite a farinha de milho num alguidar e, quando a abóbora estiver cozida, escorra-a, espreme-a e deite-a assim a ferver sobre a farinha de milho para a escaldar; mexa imediatamente com uma colher de pau para desfazer tudo, junte-lhe em seguida a farinha de trigo e continue a amassar. Depois junte os ovos, amasse de novo e junte depois a raspa e o sumo de laranja, a aguardente, a erva doce, a canela, o açúcar e o azeite, o fermento e a raspa do meio limão. Amasse tudo muito bem, batendo e cortando a massa, para que fique como a do pão, até se descolar do alguidar. Se for preciso, polvilhe-a com farinha. Por último, junte-lhe as frutas, amasse bem, faça uma bola com a massa, coloque-a num alguidar polvilhado com farinha, cubra com um pano e deixe levedar em lugar quente, até quase duplicar de volume.
Depois retire-a, volte a amassá-la um pouco e divida-a em oito partes iguais. Com cada uma, forme um bolo sobre o comprido, bem liso, e coloque-os num tabuleiro polvilhado com farinha; cubra-os com um pano leve, deixe levedar para que cresçam um pouco, aí cerca de 30 minutos, e depois leve-os a cozer em forno bastante quente 35 minutos aproximadamente. Verifique se estão cozidos, retire, descole-os do tabuleiro e deixe-os arrefecer.

Chefe Silva
In: Tele-culinária e doçaria, Lisboa, n.º 240, 26 Out. 1981, p. 6-7

Para a Ana.
Vi outras receitas na net: uma com batata doce e outras que não levam nem abóbora, nem batata doce. Deve variar de região para região.

4 comentários:

hmj disse...

Para MR:
os bolinhos de jerimu, embora de abóbora, são mais fáceis de fazer.

ana disse...

MR,
Muito, muito obrigada.Valeu! :)

MR disse...

HMJ, sem sombra de dúvida.
Não sei se me abalançava na complicação desta receita. Ainda por cima de resultado (para mim) duvidoso.

MR disse...

Ana,
Foi um prazer.