Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Almoço do 3.º aniversário: sugestões - 5


http://4.bp.blogspot.com/_Mq4S1uVPJOo/TBd3EBXqcrI/AAAAAAAAVaE/mgI5PxicI8g/s1600/aas.jpg
Na seguência do comentário de Miss Tolstoi, sugerindo o Aqueduto e suas Mães de Água como a sua escolha no Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, aqui fica mais uma sugestão - se é que ainda não está escolhido o local... - para o nosso almoço de 3.º aniversário: um passeio que tem andado adiado. Obrigada, Miss Tolstoi!

A Rainha Refresca-se – na pista do Barroco

«O percurso “A Rainha Refresca-se” recria o espirito barroco e proporciona a visita a locais de inédita beleza ao longo das nascentes, de Caneças ao Vale de Alcântara, refazendo o percurso pelo Aqueduto das Águas Livres que a família real, a corte e o povo faziam ao deslocar-se de Mafra a Queluz.
«Estamos às portas do século das luzes, a época que privilegia a razão por excelência e coloca no auge o espírito barroco onde se assiste à procura do êxtase da grandiosidade, como se se quisesse criar impressão a todo o custo. Dá-se início a uma consciência de que a grandiosidade das obras públicas são o melhor símbolo de prestígio para o poder vigente. As galerias do Aqueduto assemelham-se mais às alas de um convento do que a simples condutas de água. Os respiradouros, situados ao longo das extensas galerias, oferecem um espectáculo natural de luz minimalista.
«São estes jogos de luz, ar, sombra, respiração e a nobreza da pedra que tocam a imaginação e levam-nos até à “Rainha Refresca-se”.»
Sáb e dom.: 9h30-13h00 (de Março a Novembro)
Preço: 52,50€ (com almoço) 38,05€ (sem almoço)

http://museudaagua.epal.pt/museudaagua/

Tomás José da Anunciação (1818-1879) - Aqueducto de Lisboa
Litografia, ca 1850
http://purl.pt/12038

Reservatorio, ou Mãe de Água das Amoreiras em Lisboa
Litografia, ca 1850
http://purl.pt/1063

2 comentários:

ana disse...

Já fiz este passeio, é muito bonito!

Miss Tolstoi disse...

Que surpresa! Obrigada, MR.