Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 19 de abril de 2011

Letras dignas de uma Rainha


Em 1696 morria, em Madrid, a Rainha de Espanha que assinara o tratado de Paz com Portugal (1668) e que pôs fim à Guerra da Restauração. Maria Ana de Áustria fora a segunda e última mulher de Filipe IV. O Padre frei Pedro de Bejar, Geral da Ordem de S. Jerónimo, mandou celebrar, no Colégio de Jesus, da sua Ordem, na cidade de Ávila, também chamada de Ávila de los Cavalleiros, exéquias em honra da sua Rainha. Encarregou o Padre Mestre Frei Ambrosio de Montánchez de fazer a Oração Funebre, a qual foi publicada nesse ano de 1696, em Madrid.

O opúsculo não indica o impressor (e parece que ainda nenhum estudioso da tipografia Espanhola lhe atribuiu um nome). Mas tem uma particularidade única, que não sei se a fez apenas nesta publicação, por ser em homenagem à Rainha, ou se o fazia habitualmente. E essa particularidade consta do seguinte. Em vez de usar letras capitulares ilustradas, usa letras CAPITAIS a que lhe sobrepõe uma coroa, fazendo surgir uma forma agradável de capitular. Encontrámos as seguintes letras, que dedicamos ao Luís Barata, neste dia de festa do Prosimetron:

7 comentários:

MR disse...

O nosso 'chefe' vai adorar, :-)

MR disse...

Avila de los Cavalleros, a terra de Santa Teresa.

LUIS BARATA disse...

M.R. : Repescando uma velha comédia televisiva, "chefe...mas pouco! :)

Jad: Obrigado pelas belas letras. Retribuirei já daqui a pouco e muito adequadamente...

hmj disse...

Letras mui bonitas ! Mais uns exemplares para a minha colecção.

APS disse...

Embora tenha anunciado e celebrado a data festiva no "sítio do costume", não quero passar sem deixar o meu "cartão" de parabéns no sítio próprio.
E dizer que gostei muito deste poste.

MR disse...

As letras estão dispostas com muita arte. :)

Miss Tolstoi disse...

Também gostei deste post.