Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 21 de abril de 2011

motivos para comprar um livro...




Hoje, na FNAC, comprei A Boneca de Kokoschka por causa dos dados biográficos do seu autor.


Afonso Cruz, nasceu na Figueira da Foz, em 1971, conheceu sessenta países (um sério leitmotiv para a compra), e vive agora "com a sua família num monte alentejano, onde para além de manter uma horta e um pequeno olival, fabrica a cerveja que bebe". (no livro)

Estudou na Escola Secundária Artística António Arroio, nas Belas Artes de Lisboa e no Instituto Superior de Artes Plásticas da Madeira. Realizou filmes de animação, é ilustrador, escritor e músico. O autor foi agraciado com o Prémio Camilo Castelo Branco por ter escrito Enciclopédias da Estoria Universal.



O percurso de vida, e não o prémio, exerceu atracção sobre mim pois, aprecio quem consegue libertar-se do que o rodeia para viver num monte alentejano longe da cidade. Não sei se teria essa coragem.



Folheei o livro e encontrei esta imagem, li o texto e encantou-me.







Afonso Cruz, A Boneca de Kokoschka, Lisboa: Quetzal, 2010, ilustração p.30

2 comentários:

Joana disse...

Tinha de vir cá dizer-lhe da sua extrema perspicácia. :D

O Afonso Cruz é quanto a mim um autor a descobrir - tem na escrita uma inteligência emocional inusual...

Esse livro é magnífico! (Os outros também, vai ver.)

Jinhos.

ana disse...

JJ,
Olhei para o livro na estante e o desenho despertou-me a curiosidade.
Li a contra-capa e os dados sobre o escritor e pensei deve ser interessante. Não tinha lido nenhuma crítica, já sabia, no entanto que era galardoadao com o prémio, mas não ligo muito a isso. Resolvi oferecê-lo a mim própria.
Ando ocupadíssima e com alguns livros atrás de mim mas vou tentar Lê-lo o mais breve possível!
Obrigada pela visita.
Bjs. :)