Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Biografias, autobiografias e afins - 6

Foi lançada ainda antes do Verão esta biografia de Anthony Armstrong-Jones, feito Conde de Snowdon após ter casado com a Princesa Margarida, irmã de Isabel II . Apesar de ser um dos maiores fotógrafos ingleses, a fama do Conde de Snowdon advém do seu primeiro casamento com Margarida de Inglaterra. E, segundo li, esta biografia escrita por Anne de Courcy revela bastante desse casamento falhado, que terminou em divórcio em 1978, o primeiro divórcio na Casa Real desde 1540 quando Henrique VIII se divorciou de Ana de Cléves. No entanto, e apesar das infidelidades recíprocas e dos escândalos, Snowdon e Margarida foram um casal icónico nos anos 60, a par de Liz Taylor e Richard Burton ou dos Kennedy, pelo estilo de vida e pela ligação ao mundo das artes.
Lord Snowdon, como é conhecido, dedicou os últimos anos a lutar pelos direitos dos deficientes até porque ele próprio, hoje com 76 anos, tem sofrido de sequelas de uma poliomielite infantil o que o obriga a usar cadeira de rodas ou apoiar-se em bengalas.

Snowdon, the biography, Anne de Courcy, 403p, Orion Books, 2008.

2 comentários:

Nuno Castelo-Branco disse...

O príncipe regente, mais tarde Jorge IV, não chegou a divorciar-se da Carolina de Brunswick?

LUIS BARATA disse...

Não chegaram a divorciar-se, embora tenham estado separados de facto desde 1796. Quando o Príncipe Regente sobe ao trono em 1820, Carolina de Brunswick volta a Inglaterra pretendendo ser coroada, o que não chegou a acontecer pois foi impedida de entrar na Abadia de Westminster!Jorge IV chegou a pedir ao primeiro-ministro de então, Lord Liverpool, que preparasse o divórcio ,que não foi necessário- Carolina de Brunswick morreu um mês depois da coroação.
Também tive a mesma dúvida que tu, por isso é que fui confirmar.