Prosimetron

Prosimetron

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Lá fora - 5 : Londres

Tinha planeado dedicar os próximos Lá fora ao que se vai passando em Paris, mas justifica-se esta excepção pela coincidência da data: é que é hoje inaugurada a Magnificence of the Tsars, no Victoria&Albert Museum em Londres.
São quatro dezenas de trajes de cerimónia e uniformes usados pelos czares russos e por grandes oficiais palatinos da corte russa, desde meados do séc.XVIII até ao final do séc.XIX: dos fatos decorados a prata e ouro do jovem imperador Pedro II, que apenas reinou de 1727 a 1730, aos trajes de coroação dos seis imperadores seguintes, terminando no manto de cinco metros forrado a arminho usado pela czarina Alexandra na coroação do último czar Nicolau II em 1896. A maior parte destes trajes nunca foi exibida antes.
O propósito da exposição é, além de mostrar o talento dos artesãos russos, demonstrar a influência da moda francesa na corte russa no século XVIII, na senda da ocidentalização iniciada por Pedro o Grande, bem como a tendência oposta surgida com o ressurgimento do nacionalismo russo a partir de Nicolau I e que também se reflectiu na moda imperial com a adopção de trajes tradicionais russos.

Magnificence of the Tsars, 10 de Dezembro a 29 de Março de 2009, Victoria & Albert Museum, Londres.

Para saber mais : http://www.vam.ac.uk

3 comentários:

João Soares disse...

Hmmm... até 29 de Março ainda dá para visitar. Algo para programar.

LUIS BARATA disse...

Talvez me ofereça a mim próprio uma ida a Londres como presente de aniversário.

LUIS BARATA disse...

A frase anterior não ficou perfeita, e só agora reparei. Peca por excesso de "mim". Espero que não seja um ataque de egocentrismo.