Prosimetron

Prosimetron

domingo, 28 de dezembro de 2008

Fernando Pessoa dito por Sinde Filipe


música de Laurent Filipe
Lisboa: Dinalivro, 2008
15,00€

Há muitos anos, Sinde Filipe gravou um 33 r.p.m. duplo com poesias de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos. Um disco maravilhoso!
Apareceu agora este livro com um CD, gravado em 2005, com Sinde Filipe dizendo outros poemas de Pessoa, e com acompanhamento musical de Laurent Filipe. Recomendo!

Transcrevo um dos últimos poemas do nosso Fernandinho:


COMO A NOITE É LONGA!

Como a noite é longa!
Toda a noite é assim...
Senta-te, ama, perto
Do leito onde esperto.
Vem p'r'ao pé de mim...

Amei tanta coisa
Hoje nada existe.
Aqui ao pé da cama
Canta-me, minha ama,
Uma canção triste.

Era uma princesa
Que amou... Já não sei...
Como estou esquecido!
Canta-me ao ouvido
E adormecerei...

Que é feito de tudo?
Que fiz eu de mim?
Deixa-me dormir
Dormir a sorrir
E seja isto o fim.

Mas mesmo lindo é ouvi-lo dito pelo Sinde Filipe.

1 comentário:

Anónimo disse...

O Sinde Filipe tem uma voz lindíssima.
O poema é um dos que mais gosto.

Obrigada.
A.R.