Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Poesia e prosa de Natal - 12

O primeiro postal de Natal surgiu em Inglaterra pela mão do pintor John Callcott Horsley (1817-1903), em Dezembro de 1843, a pedido de Sir Henry Cole (1808-1882) director do South Kensington Museum (rebaptizado depois como The Victoria and Albert Museum).
No Natal, Sir Henry tinha o hábito de escrever cartas aos familiares e amigos desejando-lhes Boas Festas, aliás, como tantos outros o faziam. Contudo, a sua falta de tempo levou-o a pedir a Horsley que criasse um postal com uma única mensagem que pudesse ser duplicado para enviar a todas as pessoas da sua lista. A primeira edição destes postais foi colorida à mão, onde se podia ver uma família a festejar brindando ao seu amigo ausente (ao qual o postal era dirigido) com um copo de vinho tinto. Abaixo tinha a legenda Merry Christmas and a Happy New Year to You. Em cada um dos lados do postal tinha imagens de actos de caridade como “vestir os desnudados” ou “alimentar os pobres”. Contudo, a imagem central da família brindando causou grande controvérsia, já que ver crianças a beber um pouco de vinho era considerado um incentivo à corrupção moral infantil, facto que motivou a retirada dos postais das lojas. Reza a história que no ano seguinte, Sir Henry voltou ao antigo método de desejar Boas Festas, por carta.
Parece que ainda existem alguns exemplares desses primeiros postais originais, tendo um deles sido leiloado em 2004 por 22.500 libras (na época, os que sobraram da encomenda de Sir Henry, cerca de 1000, foram vendidos a 1 xelim cada). Como o postal leiloado está assinado pelo próprio Sir Henry Cole para “Granny and Auntie Char” é considerado extremamente valioso e raro.

3 comentários:

Anónimo disse...

Não sabia. Obrig.,
M.

Anónimo disse...

Fantástico o espirito prático dos ingleses!
Desconhcia este facto.
A.R.

LUIS BARATA disse...

Excelente ideia este post.