Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Ateus contra Cavaco



A Associação Ateísta Portuguesa manifestou-se "absolutamente indignada" pelo facto de Cavaco Silva ter aceite fazer parte da comissão de honra da canonização de D.Nuno Álvares Pereira, cerimónia que se realiza no próximo dia 26, em Roma. Diz a AAP que se assim se estabelece " uma confusão entre as funções de Estado e os actos pios de foro individual". Será que a Associação não sabe que é da praxe estarem presentes autoridades do país de origem de quem é canonizado?
Duvido que Mário Soares ou Jorge Sampaio se tivessem recusado a estar na comissão de honra.

12 comentários:

Anónimo disse...

Estou absolutamente de acordo consigo. Nenhum dos dois anteriores Presidentes da República teria recusado uma honra destas.
Não percebo como é que as pessoas não vêem o lado histórico da questão e honram D. Nuno Álvares Pereira só por isso.
Deviamos apagar as memórias, era?
A.R.

Anónimo disse...

Acredita que um homem do século XIV curou o olho de uma mulher do século XXI? Nâo é uma questão de memórias. É uma questão de fé! Mas tanto faz estar lá o Sr. Presidente Cavaco Silva ou outro qualquer!
L.F.

LUIS BARATA disse...

Caro L.F.,
Não percebo o seu argumento ao dizer " Acredita que um homem do século XIV curou o olho de uma mulher do século XXI? "- devo depreender que para si os milagres têm prazo de validade, ou seja só são válidos quando o milagreiro e o miraculado são contemporâneos? E se o milagre tivesse sido por intercessão de São Josemaria Escrivá que morreu há alguns anos, era para si mais credível?
Não posso concordar consigo nesta parte de maneira nenhuma. Mas concordo consigo quando diz que "É uma questão de fé". Nos milagres, ou melhor, nas curas milagrosas, acredita-se ou não que foram obra de uma divindade ou de um santo, é matéria de fé.
A presença do Presidente da República na comissão de honra não é uma questão de fé, é uma questão de protocolo e de bom senso.

Anónimo disse...

Quando me referia às memórias era pura e simplesmente ver o D. Nuno Álvares Pereira como homem e um bravo militar, e saudá-lo enquanto isso. Se foi e é considerado Santo, os entendidos lá descortinaram essa faceta... eu não a procuro!
A.R.

Anónimo disse...

Concordo com ó último paragrafo do Luís Barata.
A.R.

Anónimo disse...

Caro LF,
Agora é para ser polémica:
-Então Nossa Senhora de Fátima, não fez o milagre de Fátima no século XX? Ela nasceu na era antes de Cristo (não sei em que data), não foi?

A.R.

[Desculpe...]

Nuno Castelo-Branco disse...

Estão indignados? Óptimo, estava a ficar preocupado...

Quanto aos críticos, o que para nós, portugueses, interessa é o facto do milagre ter sido Aljubarrota. É este o verdadeiro problema dos "ateístas e outros iberistas". Não lhe perdoam a vitória sobre os antepassados dos seus patrões do lado de lá da fronteira.

Quanto ao "presidente" Cavaco ir ou não, pouco me importa. Portugal inteiro lá estará, pelo menos em espírito. E os descendentes do Condestável, também.

Anónimo disse...

Nuno Castelo-Branco,
Deve estar equivocado, não estou indignada. E é com gosto que verei a bandeira portuguesa (Verde e Vermelha) e a representação Portugal em Roma, quer pelo Professor Doutor Cavaco Silva quer por D. Duarte Pio de Bragança.
Homenageio D. Nuno Álvares Pereira, excelente cavaleiro no manejo das armas e ainda bem que ganhou a nuestros hermanos... E viva PORTUGAL!
A.R.

Anónimo disse...

Pelos vistos por aqui usam dos adjectivos de saudação tal como fazem os deputados na Assembleia. Então, Cá vai:
Caros Comentadores.
Concordo com a presença de qualquer pessoa na comissão de honra. É uma homenagem que prestam a um Português. Por isso digo que tanto faz estar lá o Sr. Presidente Cavaco, como qualquer outro Senhor. Não sei se o Senhor Duque de Bragança também integra a comissão, mas deveria de integrar.
Quanto à fé de cada um é com cada um. Eu acho que não foi o beijo na imagem do Condestável que lhe fez ver a televisão. Mas a senhora Evaristo até pode acreditar que foi; o seu filho Carlos também tem algumas dúvidas.
Mas segundo o Caro A.R. trata-se apenas de uma questão de memórias. Memórias da visão anterior ou da nova visão? E este comentador vai buscar o argumento de Fátima. Meu Caro A.R., mais uma vez é uma questão de fé, que não quero comentar. Eu acho que podem existir fenómenos extraordinários que a fé pode fazer crer que se trata de um milagre, seja ele do Padre Escribá ou de outro qualquer. É a fé de cada um é que o salva. Se o milagre não foi o "olho" mas sim a batalha então vamos festejar a vitória militar e deixemos a fé, para os crentes. Não percebi porque é que o comentador A.R. escreveu, no fim do seu comentário [Desculpe...]. Por não estar de acordo comigo, com o Luís Barata, ou com o milagre do azeite? Eu também não estou de acordo com eles (o milagre do azeite e com o A.R.).
L. Ferreira

Jad disse...

Uma pessoa não pode deixar de vir um ou dois dias a este nosso blogue... Volta e encontra tanta matéria nova que nem sabe por onde começar. Concordo com L.Ferreira é tudo uma questão de fé. E se se tem fé acredita-se. Eu até gosto do D. Nuno Álvares Pereira, mas não como santo.

LUIS BARATA disse...

Um esclarecimento: O Presidente Cavaco Silva apesar de ter "dado o nome" para a Comissão de Honra, não se deslocará a Roma. Far-se-á representar pelo seu chefe da Casa Militar.

Anónimo disse...

O Presidente Cavaco mostra bem o cagarola que é: católico mas com medo dos laicos.