Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Personalidades que admiro 2, António Damásio.

Vi a entrevista de Judite de Sousa a António Damásio e achei-a insípida. O neurologista é outra personalidade que admiro. Os seus estudos auxiliam as Ciências Sociais a repensar o papel do homem na História através da análise do comportamento humano.

António Damásio nasceu em Lisboa, em 1944, licenciou-se em Medicina na Universidade de Lisboa, onde se doutorou. O tempo que passou em Boston no Centro de Investigação de Afasia foi frutífero para desenvolver a sua ciência acerca da consciência. Actualmente é professor na Universidade Central de Medicina de Iowa.
As ferramentas que hoje estão ao dispor dos neurologistas permitiram-lhe tirar conclusões até aqui impensadas. A obra que o tornou célebre foi o Erro de Descartes mas a que eu elejo é O Sentimento de Si: O corpo, a emoção e a neurobiologia da consciência, livro que li há uns anos e do qual gostei imenso. Neste livro desenvolve a ideia original de que as emoções fazem parte de um grande sistema de regulação biológica e que este sistema está intimamente ligado à emergência da consciência:

"A consciência é a função biológica crítica que nos permite conhecer a tristeza ou a alegria, sentir dor ou prazer, sentir vergonha ou orgulho, chorar a morte ou o amor que se perdeu.
A consciência é, com efeito, a chave para uma vida examinada, para o melhor e para o pior; é a certidão que nos permite tudo conhecer sobre a fome, a sede, o sexo, as lágrimas, o riso, os murros e os pontapés, os fluxo de imagens a que chamamos pensamento, os sentimentos, as palavras, as crenças, a música, a poesia, a felicidade e o êxito
."
O primeiro problema da consciência diz respeito ao modo como construímos um «filme-no-cérebro» "(...) Do ponto de vista da neurobiologia, a resolução deste primeiro problema da consciência consiste em descobrir o modo como o cérebro constrói padrões neurais nos seus circuitos de células nervosas e consegue transformá-lo em padrões mentais explícitos que constituem aquilo a que me apraz chamar imagens, o nível mais elevado dos fenómenos biológicos."
O segundo problema da consciência, consiste em explicar como o cérebro também produz o sentido de si no acto de conhecer um objecto. "A solução para este problema implica a compreensão de como eu, enquanto escrevo, tenho um sentido de mim, e de como o leitor, enquanto lê, tem um sentido de si; (...)"

Neste estudo concluiu que a neurociência não começou por estudar fenómenos simples, começou por compreender coisas muito, muito complexas e depois, a pouco e pouco, chegou às coisas mais escondidas, que são também complexas, mas que são ao mesmo tempo mais simples.

António Damásio - O Sentimento de Si: O corpo, a emoção e a neurobiologia da consciência, Lisboa: Europa – América, 2000, p. 23 e 28-29

Sem comentários: