Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Cartas a Um Jovem Poeta. Rainer Maria Rilke.

A "Páscoa" de Filipe Vieira Nicolau trouxe Rainer Maria Rilke. A leitura das suas passagens fizeram-me ir à estante procurar este livro que guardo com carinho por gostar muito dele.
“Antes de mais nada, é preciso que saiba que as suas cartas me dão sempre prazer. Peço-lhe apenas indulgência para as respostas. Estas deixar-lhe-ão muitas vezes as mãos vazias, porque, no fundo, sobretudo para o essencial, estamos indizivelmente sós. Para que dois seres possam aconselhar-se e ajudar-se, são precisos muitos encontros e muitas realizações. Para um só êxito é necessária uma constelação de acontecimentos. Hoje apenas quero falar-lhe de duas coisas.
Primeiro, da ironia. Não se deixe dominar por ela, sobretudo nos seus momentos de aridez. Nos momentos criadores esforce-se por utilizá-la como mais um meio de prender a vida. Utilizada pura, a ironia também é pura e não envergonha. Se sente por ela demasiada inclinação, se teme entre si e ela uma intimidade crescente, volte-se para coisas grandes e graves diante das quais ela se torne pequena e como que perdida. Desça às profundidades, a ironia não vai até lá. Se, porém, o acompanhar até à beira da grandeza, veja se corresponde a uma necessidade do seu temperamento. Sob acção das coisas graves, ou se desprenderá de si (neste caso era apenas acidental) ou, sendo verdadeiramente inata, se transformará também em instrumento precioso, tomando o seu lugar no conjunto dos meios de que deve formar a sua arte”.
(continua)

RAINER MARIA RILKE
Viareggio (Pisa, Itália), 5 de Abril de 1903.

Rainer Maria Rilke, Cartas a um Jovem Poeta: Lisboa, Contexto, 2000, p.21-22

1 comentário:

Jad disse...

Rainer Maria Rilke. Obrigado pela carta.