Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Guantanamo é onde o homem quer...

Li na imprensa que cerca de 30 detidos, ainda a aguardar julgamento, morreram durante o primeiro trimestre deste ano na cadeia provincial de Tete, Moçambique, vítimas de torturas, sendo já pessoas com saúde debilitada ( anemia, tuberculose, sida, cólera ). E que torturas são estas? - " Os presos são obrigados a arrastar-se de joelhos, a rebolar no chão com o corpo completamente molhado e a simular relações sexuais entre si"- diz o recente relatório da Liga Moçambicana dos Direitos Humanos.
Violência que acresce à crónica sobrelotação das prisões moçambicanas, bem como à escassez de alimentos dados aos presos.
E que criminosos são estes? Diz a Comunidade de Santo Egídio que muitas vezes está em causa " o roubo de uma maçã, de um pedaço de sabão ou de duas galinhas".
Ao mesmo tempo, lá vão sendo anunciados investimentos estrangeiros em Moçambique...
É esta "esquizofrenia" tão africana, mas não só, que é verdadeiramente impressionante. Há paz, há desenvolvimento económico, mas depois existem verdadeiros "buracos negros" que consomem milhares de cidadãos.

- Quem quiser saber mais, tanto sobre a cadeia de Tete, como a de Angoche ou outras, basta espreitar o portal da TV Cabo de Moçambique.

1 comentário:

João Soares disse...

Faz tristemente lembrar um "Les Misérables" do século XXI.