Prosimetron

Prosimetron

terça-feira, 14 de abril de 2009

A primeira "sala de cinema"

Kinetoscope


A primeira "sala de cinema" abria a 14 de Abril em 1894 em Nova Iorque, com 10 "kinetoscopes", um instrumento de projecção dos dias iniciais do cinema. O estabelecimento, aberto pelos Holland Bros., abriu no 1155 Broadway (esquina com a 27th Street), hoje um hotel.

As máquinas estavam dispostas em duas filas de 5, cada uma exibindo um filme diferente. 25 cêntimos permitiam ver qualquer filme de uma das filas; 50 cêntimos permitiam ver todos os filmes (que eram de apenas alguns minutos, recorde-se). Para permitir comparar, 25 cêntimos era o preço de um bilhete para a revista (vaudeville).

Os filmes iniciais foram todos produzidos por Edison no seu estúdio "Black Maria": "Barber Shop", "Bertoldi (mouth support)" (Ena Bertoldi, uma contorcionista de vaudeville britânica), "Bertoldi (table contortion)", "Blacksmiths", "Roosters" (luta de galos), "Highland Dance", "Horse Shoeing", "Sandow" (Eugen Sandow, um homem-forte alemão), "Trapeze", e "Wrestling".

3 comentários:

Anónimo disse...

Que post giro!
A.R.

Anónimo disse...

Também achei. Já devo ter visto algum kinetoscope (pelo menos em livro; haverá algum naquele «arremesso» de museu que a Cinemateca tem?), mas não me lembrava.
M.

Jad disse...

Obrigado pela excelente informação. Como o mundo mudou em 114 anos