Prosimetron

Prosimetron

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Roma Sub Rosa : Homenagem a Itália neste dia...


Um mistério na Roma Antiga.

Conhecem Gordiano (110aC- ), o Descobridor?

Steven Saylor inventou uma personagem tão real como Hercule Poirot que nos acompanha na História de Roma no Século I a.C.

Mas a grande diferença da obra de Steven Saylor da obra de Agatha Christie é que todos os livros são verdadeiras obras de História (bem documentada e bem escrita). Devem figurar como obras de referência, na estante, junto dos melhores livros sobre a história da Roma Clássica. Todos os personagens, todos os factos, existiram - a única coisa que não existiu foi Gordiano e a sua família.

Embora os livros possam ser lidos sem qualquer ordem, a História tem mais interesse se for aprendida cronologicamente. Assim, recomendamos a seguinte ordem.
01 - Sangue Romano (1991)
02 - O Abraço de Némesis (1992)
03 - O Enigma de Catilina (1993)
04 - O Lance de Vénus (1995)
05 - A Casa das Vestais [contos](1997)
06 - Crime na Via Ápia (1996)
07 - Rubicão (1999)
08 - Desaparecido em Massília (2000)
09 - Névoa de Profecias (2002)
10 - A Sentença de César (2004)
11 - Um Gladiador só morre uma vez [contos](2005)
12 - O Triunfo de César. (2008)

Estou a ler o último, já "devorei" os anteriores conforme foram saindo. Só não tenho o [n.º 11] que está "emprestado" em casa de um grande amigo.

7 comentários:

Jad disse...

Se não encontrarem os livros por essa ordem A Casa das Vestais e o Um Galdiador só morre uma vez podem ser lidos em qualquer momento dado serem contos...

Miss Tolstoi disse...

É desta que os vou ler.

Anónimo disse...

Despertou-me o interesse.
A.R.

Jad disse...

Só um pequeno exemplo, contado pelo próprio S.Saylor
"O Gato de Alexandria [um dos contos] foi inspirado numa história de pôr os cabelos em pé, que encontrei em Diodoro Sículo. Retive os pormenores básicos, mas fiz recuar o incidente no tempo, de 60 para 90 aC. (altura em que Gordiano vivia em Alexandria.) Tendo sido severamente repreendido pela morte de um gato num dos romances, senti-me perversamente compelido a repetir o acto (Limitei-me a ser fiel a Diodoro Sículo!) Quero assegurar aos leitores que sou um dedicado amante de gatos, e que partilham a minha habitação dois felinos, que receberam os nomes de dois detectives de ficção que muito aprecio, Hildegarde Whiskers e Oscar Pooper. Por favor, tenham em conta que há um gato que desempenha um papel de relevo na descoberta do criminoso"

Jad disse...

Steven Saylor sobre Roma

Anónimo disse...

Roma é verdadeiramente dos gatos. Gostei do Steven Saylor.
Vou procurar os livros.
A.R.

LUIS BARATA disse...

É realmente uma série pedagógica, além de ser bem escrita.