Prosimetron

Prosimetron

domingo, 5 de abril de 2009

Domingo de Ramos: Padre António Vieira.

Hoje é Domingo de Ramos, início da semana Santa, deixo desta forma a minha homenagem ao Padre António Vieira com um excerto do sermão alusivo ao dia.



Sermão de Dia de Ramos (1656)
IV


Alii autem caedebant ramos de arboribus, et sternebant in via


E outros cortavam ramos de árvores, e juncavam com eles a passagem (Mt. 21,8).
E a alma, que há de fazer? O corpo, imitar; a alma, meditar: o corpo com os ramos da palma, a alma com os da oliveira. A alma nestes santos dias há de fazer do coração um Monte Calvário, levantar nele um Cristo crucificado, e pôr-se desta maneira a contemplar suas dores. Oh! quem pudera explicar-se agora com o pensamento, e falar com o silêncio! Quando os amigos de Job o foram visitar nos seus trabalhos, diz a Escritura Sagrada que estiveram uma semana inteira olhando só para ele, sem falarem palavra. Assim o hão de fazer nossas almas esta semana, se são amigas de Jesus: olhar, calar e pasmar. Oh! que vista! Oh! que silêncio! Oh! que admiração! Oh! que pasmo! Só três coisas dou licença a nossas almas que se possam perguntar a si mesmas no meio desta suspensão. Quem padece? Que padece? Por quem padece? E que meditação esta para uma eternidade!


http://www.cce.ufsc.br/~nupill/literatura/BT2803043.htm

3 comentários:

LUIS BARATA disse...

Que dizer? Uma maravilha. Imagine-se o que seria ouvi-lo de viva voz.

Anónimo disse...

Parece que era como ir ao teatro.
M.

ana disse...

Tem razão M, sempre achei que ele era teatral, bem à maneira da pedagogia Jesuítica.
Existe um livro lindíssimo dum historiador Espanhol, Federico Palomo:
"Fazer dos Campos Escolas Excelentes, os Jesuítas de Évora e as Missões do Interior em Porttugal (1551-1630)" que revela a excelente pedagogia desta Congregação.