Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Quinta-Feira Santa

- Cristo lavando os pés dos seus discípulos, Tintoretto, 1547.

Não é o único, mas o lava-pés é o rito que mais associo a este primeiro dia do Tríduo pascal. Um gesto de humildade que é uma lição de humanidade. Humildade de que todos precisamos, simbolicamente exteriorizada um dia por ano. E tal como Cristo lavou os pés aos seus 12 discípulos antes da Última Ceia, também durante séculos imperadores e reis europeus o fizeram.Tal como o Papa. Aliás, ainda recentemente vi um quadro onde o já muito velho Francisco José, penúltimo imperador austro-húngaro, lavava os pés a doze seus súbditos católicos. Desconheço quantos monarcas ainda o fazem, mas é um gesto que vai ser praticado hoje por todas as igrejas da Cristandade.

6 comentários:

Anónimo disse...

Acho que este é o quadro que a mesa se desloca consoante o lado para onde o qual andamos. Não é? Vi isso porque alguém me alertou para o facto. É um quadro fantástico.
M.

Anónimo disse...

...no qual vemos a mesa deslocar-se...
M.

LUIS BARATA disse...

É esse mesmo.Um quadro fabuloso, com uma incrível riqueza de pormenores. Desculpem a adjectivação, mas gosto mesmo dele.

Miss Tolstoi disse...

Também gosto deste quadro.

Anónimo disse...

Acho uma beleza este quadro e realmente é uma lição de humildade.
A.R.

Anónimo disse...

Escolheu um belo quadro. Também para mim o lava-pés é uma parte da liturgia deste dia que me comove.