Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 10 de abril de 2009

A tradição dos Ovos da Páscoa

Ovos pintados que me ofereceram: arte Romena

Estive à procura de histórias sobre as origens dos Ovos da Páscoa: encontrei uma referência na comarca de Warwickshire, no Reino Unido, que me fez sorrir e passo a traduzir:
"Antes de os ovos terem ficado intimamente ligados à Páscoa Cristã, eram venerados em muitos festivais de Ritos da Primavera. Os Romanos, Gauleses, Chineses, Egípcios e Persas todos veneravam o ovo como símbolo do universo. Desde tempos antigos que os ovos eram tingidos, oferecidos e reverenciados.
Em tempos pagãos, o ovo representava o renascimento da terra. O inverno longo e duro estava terminado; a terra irrompia e renascia tal como o ovo miraculosamente explodia de vida. O ovo era assim imbuído da percepção de poderes especiais. Era enterrado sob as fundações de edifícios para afastar o mal; jovens mulheres Romanas grávidas carregavam um ovo consigo para descortinar o sexo dos seus bebés; as noivas Francesas pisavam um ovo antes de cruzar a soleira das suas novas casas.

Com o advento do Cristianismo, a simbologia do ovo alterou-se para representar, não o renascimento da Natureza, mas o renascimento do homem. Os Cristãos abraçaram a simbologia do ovo e identificaram-no com o túmulo de onde se soergueu Cristo.
Antigas lendas Polacas combinaram folclore e crenças Cristãs e ancoraram firmemente o ovo à celebração Pascal. Uma lenda conta como a Virgem Maria ofereceu ovos aos soldados na cruz. Pediu-lhes para serem menos cruéis e chorou. As lágrimas de Maria caíram sobre os ovos, pintalgando-os de cores brilhantes.

Outra lenda Polaca narra a visita de Maria Madalena ao sepulcro, para cuidar do corpo de Jesus. Levava consigo um cesto de ovos para lhe servir de repasto. Quando chegou ao sepulcro e destapou a cesta, maravilhou-se ao ver que as puras cascas brancas tinham milagrosamente tomado um arco-íris de cor."

4 comentários:

Anónimo disse...

Interessante.
A.R.

Anónimo disse...

Os ovos romenos são muito giros.
M.

LUIS BARATA disse...

Desconhecia esta lenda sobre Maria Madalena.

Jad disse...

Também não conhecia a lenda dos ovos de Maria Magdala. Obrigado!