Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Quarta-feira santa versus Sexta-feira santa

Livro de Horas, 1501
Quando morreu Jesus?


Todos me respondem na Sexta-feira Santa, véspera do Sabbath, atendendo ao que diz o Evangelho de Marcos (15:42-46)

"Ao cair da tarde, visto ser a Preparação, isto é, a véspera do Sábado, José de Arimateia, [...]foi corajosamente procurar Pilatos e pediu-lhe o corpo de Jesus. Pilatos admirou-se de Ele já estar morto [...]. Informado pelo centurião, ordenou que o corpo fosse entregue a José. Este, depois de comprar um lençol, desceu o corpo da cruz e envolveu-o nele. Em seguida, depositou-O num sepulcro [...]"

Mas será assim?
O Credo - uma das principais orações da Igreja Católica diz "Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos Céus,onde está sentado à direita de Deus Pai." o que também está de acordo com as palavras de Jesus: Assim como Jonas esteve no ventre do cetáceo três dias e três noites assim o Filho do Homem estará no seio da terra três dias e três noites (Mt 12:40).
A contagem do dia é do pôr-do-sol ao pôr-do-sol (motivo por que se festeja o Santo António na noite do dia 12 de Junho).
Logo Cristo ressuscitou na noite de Sábado para Domingo (dado que Domingo já não estava no sepulcro; Mt 28:1-6, Mc 16:1-6).
Como poderiam contar três dias e três noites se fora enterrado na véspera de Sábado?

Mas Sabbath é, para além do Sábado, todo o dia de uma festa religiosa (dia de descanço).
Logo Jesus Cristo morreu na Quarta-feira (páscoa judaica; pessach), véspera do Sabbath que festeja o primeiro dia da festa do Ázimo (massôt) que ocorre a 15 de Nissan.
Já depois de ter feito e refeito contas encontrei um artigo na net que desenvolve o assunto:
Cristo teria morrido na quarta-feira do dia 14 de Nissan do ano de 3790 (calend. Heb.) que corresponde, se as contas tiverem certas, a 6 de Abril do ano 30

3 comentários:

Anónimo disse...

Interessante eu também já tinha lido esse artigo na net mas ainda não tirei conclusões.
A mesma ideia colca-se na reconstituição da figura de Cristo que não terá nada a ver com o que os pintores retrataram. Já li umas coisas na National Geographic. Basta pensar na sua origem...
A.R.

Anónimo disse...

Queria dizer coloca-se e não o que escrevi.
A imagem é bonita.
A.R.

Anónimo disse...

Na verdade, sempre achei um contrasenso dizerem que morreu na 6.ª feira e ressuscitou três dias depois - e três dias depois é domingo?
M.