Prosimetron

Prosimetron

domingo, 5 de abril de 2009

CENAS PORTUGUESAS - 10 : Entre o Chiado e a Baixa, o sagrado e o profano


Há cerca de uma hora, passeando eu pelo Chiado, desci a Rua Garrett e dei com a Basílica dos Mártires engalanada como seria de esperar neste domingo que é Domingo de Ramos. Membros das Irmandades à porta, junto a um andor, e os fieis ao fundo da escadaria. Detive-me, e minutos depois ouviu-se a procissão que vinha da Igreja do Sacramento e subia a rua em direcção aos Mártires. Cavaleiros do Santo Sepulcro, de S.Miguel da Ala e outras ordens que não reconheci ladeavam o andor, e largas dezenas de pessoas seguiam atrás. Cânticos comoventes e todo um aparato que surpreendeu os turistas que estavam pelo Chiado e fotografavam e filmavam afanosamente.
Passada a procissão, segui o meu caminho Rua do Carmo abaixo em direcção ao Rossio. Chegado ao Rossio, vi um ajuntamento no início da Rua Augusta e ouvi várias vozes em uníssono.
Aproximei-me, e quando esperava ver outra procissão dei de caras com uma exibição dos Pauliteiros de Miranda também para grande contentamento de turistas e lisboetas domingueiros.

5 comentários:

Anónimo disse...

Já fui apanhada uma ou duas vezes pelo final dessa procissão.
Que grande animação pela Baixa-Chiado.
M.

ana disse...

A passagem pela Baixa-Chiado com o cruzamento entre o sagrado e o Profano deve ter sido giríssima.

AMCR disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AMCR disse...

É o Chiado no seu melhor! Na verdade esta é a Procissão do Triunfo (antigamente chamava-se também dos Santos Nus), mas não vinha da Igreja do Sacramento, vinha da Capela de Nossa Senhora do Monte do Carmo. Por curiosidade informo que na noite de Sexta Feira Santa é a vez do Bairro Alto ser "provocado" pela Procissão do Enterro do Senhor que sai de Santa Catarina.

LUIS BARATA disse...

Alexandre:

Muito obrigado pela rectificação. Como a vi vir da Calçada do Sacramento, presumi,mal, que provinha da Igreja do Sacramento. Confesso que já soube melhor a "cadeira" das procissões lisboetas.