Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Ainda a Paixão de Cristo e as datas

Depois de ler o post do Jad resolvi ir consultar o meu "guru" sobre este tema, o reputadissímo Geza Vermes, uma das maiores senão a maior autoridade sobre a vida de Cristo no nosso tempo. E lá tirei da "prateleira religiosa" da minha estante o fantástico The Passion. E aqui fica um extracto das conclusões a que o Prof.Vermes chegou depois de estudar a questão durante décadas :

" (...) in AD 30, the year of the Passion, Passover celebrated at the full moon on 15 Nisan fell on Saturday, 8 April, and that consequently Jesus, crucified on the eve of Passover ( 14 Nisan ), died on Friday, 7 April AD 30. "

- The Passion, Penguin Books, 2005.

Portanto, está o Prof. Vermes ( e a maioria dos scholars que estudaram este tema, crentes e não crentes ) convencido que Cristo morreu a 7 de Abril do ano 30, uma sexta-feira ( 14 Nisan no calendário judeu ).

9 comentários:

Anónimo disse...

Gostei de ver o Bosch na capa do livro.
É um tema que me interessa mas há coisas que eu deixo ao desígnio dos deuses, perdão neste caso, de Deus.
Já não sei se li na National Geographic, ou na Science & Vie um artigo sobre isto. Li na net para poder colocar a última Pietà no tempo correcto. Sempre achei estranho muitas das explicações e dos dogmas. Acho giro o mistério...gostava de crer, sem dúvidas. Atrai-me a religião e a sua História porque é tudo o que o homem não consegue explicar. Perdoem-me os cientistas. Porém não sou adepta da teoria criacionista.
A.R.

LUIS BARATA disse...

A verdade é que tanto o Criacionismo como o Evolucionismo têm lacunas, falhas e contradições, o que explica o sucesso do Intelligent Design ( Desígnio Inteligente ) como teoria alternativa nas últimas décadas.E não é por acaso que muitos crentes passaram a aderir a esta teoria intermédia.

Anónimo disse...

É a primeira vez que ouço falar nisto Intelligent Design?
A teoria evolucionista já está ultrapassada pelo menos a de Darwin e Lamark e o Big Bang também se discute. Acredito nesta última e na evolução. Vou ter que ler sobre o Desígnio Inteligente, nome um pouco absurdo, não acha?
"Of Pandas and People", dei uma olhadela, não sei que dizer parece que a selecção inteligente vai dar ao mesmo...?!
Ensinou-me hoje, uma coisa, obrigada.
A.R.

Jad disse...

Para os que sabem um pouquinho menos que eu explico que o dia 15 de Nissan é o dia da Lua Cheia. 14 de Nissan é portanto a véspera. Se os calendários que por ai circulam estiverem certos o dia de lua cheia do Ano 30 (da era cristã) foi a uma quinta-feira 6 de Abril. Neste momento não vou fazer manualmente as contas das Luas. Mas um dia...

Anónimo disse...

O "intelligent design" é mais uma aldrabice do creacionismo. Surpreendentemente, continua a enganar os mais "cultos".

http://www.sciam.com/article.cfm?id=15-answers-to-creationist

Miss Tolstoi disse...

De onde se conclui que até as sumidades metem a pata na poça... Às vezes numa grande poça...

Jad disse...

No meu comentário anterior está um link para o calendário Israélita. Para os menos conhecedores o ano 30 da era Cristã corresponde ao ano 3790. Podem preencher (colocando) o ano 3790; colocar o dia 15; colocar o mês Nissan e vão verificar que corresponde a "Jeudi" 6 de Abri; A véspera julgo que foi "mercredi", dia 5 de Abril (ou seja uma quarta).

Anónimo disse...

Obrigada ao anónimo que deu o site da Scientific American, espreitei mas preciso de ler com calma, vou guardar para depois da Páscoa. Tenho a casa cheia de gente...
A.R.

Anónimo disse...

Já li o artigo do Scientific American. Gostei e aprendi. Fiquei satisfeita por saber que não dizia disparates mas não consigo apreender o conceito científico na sua totalidade devido à minha formação humanista e não científica. Obrigada ao anónimo que contribuiu para melhorar o meu conhecimento.
A.R.