Prosimetron

Prosimetron

sábado, 13 de junho de 2009

Santo António na sua passagem por Coimbra 2.

Em Coimbra, Frei Fernando travou conhecimento com os frades Menores do Eremitério de Santo Antão dos Olivais que professavam votos de pobreza. Pediu autorização para se mudar para este Eremitério e mudou então o nome para António em homenagem ao santo Antão, do latim Antonius.
x
Igreja de Santo António dos Olivais, Coimbra (?)
Tomada de hábito de Fernando de Bulhões (Frei António de Lisboa)
A sua formação é, em parte, feita com os Crúzios: Cónegos Regrantes de Santo Agostinho e com os frades Menores que o fazem abraçar o ideal franciscano: da pobreza, da austeridade, da humildade, do jejum e da oração.
O acontecimento decisivo para a mudança terá sido quando, em 1220, regressaram os restos mortais de cinco mártires franciscanos que tinham estado algum tempo no "conventinho". Berardo, Otão, Pedro, Acúrsio, Adjuto e Vital tinham estado em S. Antão dos Olivais antes de partir para Marrocos na tentativa de acabar com a perseguição que Miralmuminiom Abu Jacub exercia sobre os cristãos.

Os Mártires de Marrocos, Igreja de Santa Cruz, Coimbra
Os cinco mártires Franciscanos que Fernando conheceu e que o sensibilizaram para a vida Franciscana...

No local onde hoje se ergue a Igreja de Santo António dos Olivais, situava-se o eremitério humilde dedicado a Santo Antão que D. Urraca, mulher de D. Afonso II, doou em 1217 aos Franciscanos.

Fachada principal da Igreja de Santo António dos Olivais, Coimbra

Notas - retiradas de um panfleto da Comunidade Franciscana de Santo António dos Olivais em colaboração com a Casa Municipal da Cultura.

1 comentário:

Filipe Vieira Nicolau disse...

Um excelente trabalho informativo