Prosimetron

Prosimetron

quinta-feira, 11 de junho de 2009

60 anos de uma nação: 1972

Jesus Christ Superstar da autoria de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice conquista a Alemanha Ocidental. O musical estreia-se em Münster donde parte para uma digressão pelas principais cidades alemãs durante o Verão. A resposta de Webber e Rice ao movimento hippie norte-americano “Jesus People” alcança um enorme sucesso.

Os dois Estados alemães assinam o chamado Grundlagenvertrag (Tratado Básico). No documento é manifesto o compromisso que foi possível alcançar: a RDA prossegue com as suas aspirações de ser reconhecida como Estado autónomo, a RFA sublinha o desejo de não desistir de uma reunificação. O tratado estabelece que as relações entre ambos os países se regem pelo Direito Internacional, no entanto, os governos dos dois Estados recusam reconhecer-se mutuamente como nações plenamente soberanas e independentes. Em vez de embaixadas, são instituídas representações permanentes nas capitais Bona e Berlim Oriental.
As disposições deste tratado melhoram o relacionamento inter-alemão nos campos da cultura e da cooperação tecnológica. Facilitam ainda viagens de familiares de leste para oeste e vice versa.

A cidade de Munique, anfitriã dos XX jogos olímpicos, recebe milhares de desportistas e turistas em finais de Agosto. A Alemanha Ocidental pretende apresentar-se à comunidade internacional como país livre e hospitaleiro. As últimas olimpíadas a ter lugar em solo germânico tinham ocorrido em Berlim em 1936 durante o regime de Hitler. “Jogos alegres”, eis o mote do comité olímpico desta edição. De facto, as jornadas parecem correr num ambiente cosmopolita e descontraído. Mas mudam de rumo a 8 de Setembro: na madrugada desse dia, a aldeia olímpica é tomada de assalto por oito terroristas árabes que matam imediatamente dois membros da equipa israelita. 9 desportistas são tidos como reféns. O grupo terrorista “Setembro negro”reivindica a libertação de 200 detidos árabes em Israel, bem como dos terroristas alemães Andreas Baader e Ulrike Meinhof. Impõe às autoridades alemãs que sejam disponibilizados dois helicópteros na base de Fürstenfeldbruck próximo de Munique.

A manobra de resgate por parte da polícia alemã falha em todos os aspectos: durante um tiroteio interminável, morrem um polícia, cinco terroristas e todos os reféns israelitas.
A organização dos jogos olímpicos decide, no entanto, prosseguir com os jornadas no dia seguinte.
Imagens: Jesus Christ Superstar; assinatura do Tratado Básico entre a RFA e RDA; jogos olímpicos em Munique

3 comentários:

Anónimo disse...

Fantástica esta simbiose de lembranças:

-O "Tratado Grundlagenvertrag" e as representações permanentes nas capitais Bona e Berlim Oriental.

- O "Jesus Christ Superstar" e a violência dos Jogos Olímpicos de 1936.
A.R.

LUIS BARATA disse...

Fiquei sempre com sentimentos contraditórios relativamente ao prosseguimento dos Jogos desta tragédia.

LUIS BARATA disse...

Queria escrever : "depois desta tragédia "