Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Santo António na sua passagem por Coimbra 1.

Fernando de Bulhões - Cónego Regrante de S. Agostinho
Fernando Martins Bulhões nasceu cerca de 1195 em Lisboa. Aos 7/8 anos começou a estudar na escola anexa à Catedral de Santa Maria de Lisboa. Aos 15 anos ingressou no Mosteiro de São Vicente de Fora, dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Mais tarde, pediu transferência para o Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra.
x
A partir deste momento Fernando Bulhões estava no centro político, cultural e social do país. Mudou-se para um Mosteiro que tinha contactos bastante frequentes (pelo menos para a época) com o Mosteiro de S. Vitor de Paris, e que tinha uma riquíssima biblioteca. Aqui Fernando tinha as condições mais que propícias para completar o processo educativo intelectual e desenvolver a oratória, que iniciara em Lisboa.
Foi desta forma que em 1218 ou 1219 se tornou sacerdote. Pensa-se que terá sido aqui que Fernando iniciou a elaboração duma importante obra que escreveu: "Os Sermões Dominicais"
x
Notas retiradas de um panfleto da Comunidade Franciscana de Santo António dos Olivais em colaboração com a Casa Municipal da Cultura de Coimbra.

Sem comentários: