Prosimetron

Prosimetron

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Esplanadas de Lisboa - 3

Na Lisboa antiga
Chaminés do Palácio (Lg. de São domingos, 11)
"(...) é um dos poucos sítios recém-abertos onde a comida é uma surpresa todos os dias, sim, mas também porque o sítio - uma espécie de claustro no meio do edifício da Sociedade Histórica da Independência de Portugal, mesmo no centro da azáfama do centro da cidade - é pouco menos do que fabuloso"
Cantina das Freiras (Tv. do Ferragial, 1, à R. Vitor Cordon)
"Associação Católica Internacional ao Serviço da Juventude Feminina (ufaa!). Custa mais a dizer o nome desta esplanada e self-service do que a subir os três andares que nos levam quase até ao céu. Daqui vê-se o rio em doses massivas e come-se como na casa da avó. O espaço de esplanada é pequeno e enche-se facilmente em dias de sol abundante"

Junto ao rio
Cafetaria Quadrante (C. C. de Belém, Pr. do Império)
Fica no Jardim das OLiveira, entre árvores centenárias e espelhos de água. Mesmo em frente, o rio, os Descobrimentos e a Torre de Belém..."

Noutros pontos da cidade
Fontana Park Hotel (R. Engenheiro Vieira da Silva, 2, Saldanha)
"Uma esplanada sem vista e com paredes pretas? Sim, é do melhor que há quando se quer relaxar ao fim de um dia de trabalho. Afunde-se num dos sofás brancos ou nas poltronas de verga, e desfrute de um belo sushi ou de um cocktail"
Gulbenkian (Av. de Berna , 45A)
"A esplanada da Gulbenkian fica enfiada no meio do verde. Há um lago, e patos, e pombos excessivamente amigáveis. As cadeiras e as mesas já pedem reforma, mas ainda vão dando para o gasto. A oferta gastronómica varia entre massas, saladas frias, sandes ou bolos"

2 comentários:

Anónimo disse...

Já percebi que um dia destes tenho de subir os três andares...
M.

Anónimo disse...

Obrigada pela informação.
A.R.